LUNETA ELETRÔNICA. Diniz voltou, Câmara e prédio, ferrovia Norte-Sul, Ir. Lourdes, colóquio no Campus…

* Numa sessão aparentemente tranquila, a grande novidade na sessão desta terça-feira, na Câmara de Vereadores, foi mesmo a volta de Daniel Diniz.

* O petista esteve afastado quase dois meses por conta de um grave (mas superado) problema clinico. Em boa parte do tempo, foi substituído por Rogério Ferraz, que agora volta à suplência do PT.

* O presidente da Câmara, Marcelo Bisogno, estará nesta quarta na capital, onde se reúne com o deputado Valdeci Oliveira. Ambos vão tratar da Ferrovia Norte-Sul.

* Mais exatamente, os dois parlamentares tratarão da continuidade da mobilização pela implantação da Estrada no Estado e, sobretudo, a inclusão da região central, Santa Maria incluída, no traçado.

* “Já realizamos diversas atividades em conjunto com a Câmara e outras entidades locais e da região e a mobilização deve continuar até que seja apontado o traçado”, disse Valdeci.

LUNETA ELETRÔNICA. Diniz voltou, Câmara e prédio, ferrovia Norte-Sul, Ir. Lourdes, colóquio no Campus... - luneta-valdeci5

Na Famurs, Valdeci papeia com prefeitos da fronteira oeste (foto Tiago Dias/Divulgação)

* Nesta terça, o deputado debateu o projeto da ferrovia, na Federação das Associações de Municípios do Estado (Famurs), com sete prefeitos da região da Fronteira Oeste.

* Valdeci voltou a defender que a ferrovia contemple a região Central e tenha um ramal até Uruguaiana para ampliar a ligação do Estado e do Brasil com o Mercosul.

* “A Carta de Santa Maria – que a Frente Parlamentar em Defesa das Ferrovias entregou para o ministro dos Transportes, Cezar Borges, em julho – prevê justamente isso”, confirmou o deputado.

* Em ato solene realizado na manhã desta terça, a Câmara de Vereadores formalizou a rescisão consensual do contrato com a empresa Engeporto Projetos e Construções Ltda.

LUNETA ELETRÔNICA. Diniz voltou, Câmara e prédio, ferrovia Norte-Sul, Ir. Lourdes, colóquio no Campus... - luneta-câmara-rescisão

Bisogno e Stefane assinaram a rescisão do contrato (foto Ana Bittencourt/AI.CV)

* Participaram o presidente do Legislativo, Marcelo Zappe Bisogno; o procurador jurídico, Vitor Hugo do Amaral Ferreira e a representante da Engeporto, Stefane Muller.

* A partir de agora, a Câmara inicia os procedimentos para viabilizar nova licitação e, posteriormente, a construção do novo prédio do Legislativo.

* O contrato assinado no final de 2011 previa a construção do novo prédio, com 3.700 metros quadrados, divididos em cinco pavimentos e abrigando 24 gabinetes, os quais ficariam distribuídos entre o segundo, o terceiro e o quarto andar.

* A concepção geral do novo prédio foi pensada levando-se em conta a questão de acessibilidade e, ainda, aspectos como mobilidade e sustentabilidade.

* A atração no Senado, nesta quarta, é a possibilidade de o plenário analisar a PEC 22, que institui o chamado Orçamento Impositivo.

* Também não é impossível que outra PEC, a 43, seja também avaliada. Ela estabelece o voto aberto (e não mais secreto) em todas as decisões do Congresso. A conferir.

* Está acontecendo em Porto Alegre até esta quarta-feira, o VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária e o II Simpósio Panamericano de Vigilância Sanitária. São cerca de 1,2 mil participantes.

* Entre os palestrantes está a Irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, promotor dos eventos da economia solidária.

* Ela é expositora na Mesa Redonda sobre Desenvolvimento, Inclusão Produtiva e Social, da qual participam 400 agentes de vigilância sanitária gaúchos, brasileiros e de outros países.

* Desde esta terça, interessados em oferecer hospedagem para candidatos ao Vestibular 2013 da UFSM, podem fazer o cadastro no sítio da  Coperves (www.coperves.ufsm.br).  

* O cadastro está aberto para os 18 municípios-sede do Vestibular, que acontece entre 6 e 8 de dezembro. Para mais esclarecimentos, estão disponíveis o telefone (55) 3220 8170 e o email falecom@coperves.ufsm.br.

* Nestas quarta e quinta, no Teatro Caixa Preta, no campus de Camobi, acontece o Colóquio Internacional Ética, Estética e Política.

* O evento faz parte das comemorações dos 50 anos do Centro de Artes e Letras e tem, entre os participantes, professores de várias universidades brasileiras e estrangeiras, da Universidad de la República, do Uruguai e da Universidad Nacional de Litoral, da Argentina.

* A programação completa do evento você pode conferir AQUI. E, para mais informações, pode acessar o sítio do CAL na internet: www.ufsm.br/cal



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *