Marcando de cima. Aod em Brasília para agilizar autorização de superempréstimo do Bird ao RS
Que o superempréstimo já aprovado pelo Banco Mundial é fundamental para a reorganização das finanças públicas gaúchas, todos estão (perdão) carecas de saber. Inclusive porque o governo do Estado tem enfatizado (corretamente) isso desde sempre.
Mas há dificuldades. Algumas delas legais, outras burocráticas. Para tentar, inclusive, agilizar isso, o secretário de Fazenda, Aod Cunha (foto), está nesta terça-feira em Brasília. Confira o que ele vai fazer lá, no material distribuído pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.
Aod vai a Brasília tratar de encaminhamento de empréstimo junto ao Bird
O secretário da Fazenda, Aod Cunha, estará nesta terça-feira (17) em Brasília para acompanhar o encaminhamento da proposta de empréstimo do Estado junto ao Banco Mundial.
A proposta deverá ser encaminhada pelo Ministério da Fazenda à Casa Civil da Presidência da República, que a enviará ao Senado para pedido de autorização. Paralelamente, o pedido segue em análise pelos técnicos do Bird, que enviarão seu parecer ao board do Banco em Washington.
O Governo do Estado está negociando junto ao Banco Mundial uma operação de empréstimo de US$ 1,1 bilhão, que será utilizado para pagamento de dívidas extralimite do Estado que tenham juros superiores aos do Bird. A previsão é de que no primeiro ano a economia com o desembolso com a dívida seja de até R$ 170 milhões.
As negociações iniciaram-se em maio do ano passado, quando o Governo do Estado obteve uma sinalização positiva do ministro da Fazenda, Guido Mantega, para iniciar o processo. Desde então, 12 missões técnicas do banco visitaram o Estado para tratar da elaboração do contrato. “Já cumprimos a maior parte dos pontos a serem atendidos. Agora estamos acompanhando a finalização dos trâmites da proposta junto ao governo federal”, afirma Aod.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.