ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. E segue a farta entrega de terras

Isso é história!

 “1792 – O Cirurgião-Mor de Dragões Antônio de Freitas Santos recebe duas léguas de sobras de campos no ‘rincão dos herdeiros do Maj. João da Costa Severino, situados entre a fralda sul da Serra Geral e o Arroio Vacacaí-Mirim, que tanto pode ser o que hoje tem este nome como o atual Arenal’. Como capitão, Severino participou do assalto a São Martinho em 31.10.1775 ou 1776.

Policarpo José Soares de Lima, forte comerciante de fazendas em Rio Pardo, recebe uma sesmaria de uma légua de comprimento por duas de largura na estrada da Tronqueira, entre o Arroio do Sol, hoje Só, e Restinga Seca, dividindo-se ao sul com dito arroio.

Teodósio José de Carvalho recebe em sesmaria uma légua e 3/4 de comprimento por 3/4 de largura ‘na forquilha sul que faz a confluência do Arenal com o Vacacaí-Grande, até a Sanga da Divisa’.”

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo