EducaçãoPrefeituraSaúde

PREFEITURA. Schirmer promete informatização das Redes de Saúde e Educação iniciando em três meses

Na mesma entrevista coletiva em que anunciou a total transparência pública em torno dos ganhos dos servidores do município (como você lerá em nota posterior, daqui a alguns minutos), o prefeito Cezar Schirmer também informou sobre o andamento do processo de informatização em dois setores vitais para a população: Saúde e Educação.

A propósito, especificamente dessas duas questões, acompanhe material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da prefeitura. E, lá embaixo, arquivos específicos com as medidas que serão tomadas em relação a ambos. O texto é de Vera Jacques. A seguir:

“Informatização da saúde e da educação inicia dentro de três meses

Entre as medidas anunciadas, duas delas representam uma meta do Governo Schirmer e terão um impacto direto na vida do cidadão. Nesta segunda (7), o prefeito homologou o processo de informatização da Rede de Saúde e da Rede de Educação do município, fruto de uma licitação realizada no ano passado.  “Com estas iniciativas, estamos enfrentando com afinco duas questões das mais relevantes no Brasil, que é a educação e a saúde”, ressalta Schirmer. Segundo o secretário de Gestão, o prazo de implantação total deste sistema é de sete meses, mas ao final do terceiro mês já estará em funcionamento.

Para os usuários do Sistema Público de Saúde do município, a informatização terá um reflexo direto.  Todos os serviços serão controlados e disponibilizados via web, a começar pelo agendamento de consultas, passando pela marcação de exames, até o estoque de medicações nas unidades básicas de saúde. “Isto significa que qualquer pessoa de Santa Maria poderá acompanhar todos os serviços, em tempo real, pela web”, reforça o prefeito. Schirmer ainda projeta tornar realidade um desejo que ele persegue desde o início da sua gestão: dar fim ao “tempo da fichinha”, nos postos de saúde.
Ainda dentro do novo sistema informatizado de saúde será possível o cadastro das escalas dos médicos, equipes ou especialidades. O sistema deve guardar todo o histórico de consultas agendadas para cada paciente, permitindo a consulta deste histórico, pelo profissional, no momento do agendamento.  Os pacientes serão cadastrados e identificados, por meio de emissão de etiquetas normais e com código de barras. E, as facilidades atingem todos os setores da saúde, como as urgências e emergências, farmácia e almoxarifado, gestão das unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, imunização, agendamento de entrega de medicamentos, lista de espera e atendimento odontológico…  

…Sistema de Educação mais ágil e moderno

A exemplo da Rede de Saúde, a Rede de Educação também entrará na modernidade e será informatizada nos próximos meses. O sistema irá facilitar ao professor,  desde a matrícula dos alunos até o controle das turmas. O secretário de Gestão e Modernização Administrativa,  Brisola, ressalta um ponto importante: as notas dos alunos estarão disponíveis na internet, bem como a frequência escolar e o transporte. “Toda a gestão destes instrumentos da educação estarão informatizados”, atesta o secretário (Carlos Brasil Pippi Brisola).

Também serão beneficiados com a informatização da Rede de Educação, a orientação escolar, com o cadastro do aluno e registro de ocorrências; a merenda escolar, com a manutenção do cadastro de depósitos, entrega de suprimentos e cadastro de nutricionistas;  o almoxarifado; e a biblioteca, com o cadastro de livros e gerenciamento e controle de retiradas, bem como relatórios de movimentação e dados estatísticos.

Para o prefeito Cezar Schirmer a informatização da educação é mais uma conquista, dentre tantas que aconteceram na sua gestão. “Primeiro resolvemos os problemas de estrutura física das escolas, reformamos, ampliamos e equipamos os estabelecimentos de ensino. Agora chegou a vez de melhorar a qualidade da gestão escolar para melhorar a qualidade da educação”, explica Schirmer. Por fim, o prefeito argumentou que todas estas medidas fazem parte da Reforma Administrativa de seu governo.

A informatização da Educação será implantada pela empresa MSTECH Educação e Tecnologia LTDA, vencedora da licitação pública, cujo processo iniciou em 2011. O investimento global será de R$ 2,6 milhões.”

PARA CONFERIR O QUE ESTÁ PREVISTO, CLIQUE EM:

EDUCAÇÃO

SAÚDE  

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. “e a biblioteca, com o cadastro de livros e gerenciamento e controle de retiradas” de que biblioteca estão falando?? Da sala onde se depositam os livros?? E quem vai fazer o cadastramento o gerenciamento e o controle??? Nenhuma escola tem bibliotecário??? Aliás, nem professores suficientes nós temos. E salário digno também não, agora teremos informatização. Devolve o dinheiro da informatização e paga o PISO NACIONAL que é lei.

  2. Coisa boa! Já tem computador interligado, agora só vai faltar médico e professor trabalhando, ganhando salários decentes.

  3. Computador …informatização …que beleza cadê osa médicos e os funcionários .a saúde cada vez mais precária em santa maria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo