EconomiaEducaçãoUFSM

QUE TAL? Melhor lugar para aeroporto em SM seria… Em Itaara. Ou então São Martinho da Serra. Pooois é!

Na próxima terça, no prédio da Reitoria da UFSM, no campus de Camobi, será apresentado o relatório final do trabalho “Probabilidade de risco de nevoeiro na região de Santa Maria”. Para o evento estão sendo convidados, além da imprensa, autoridades e lideranças da comuna.

Mas, o que é isso mesmo, que foi realizado por um grupo do Núcleo de Estudos em Eventos Meteorológicos Extremos e Mudanças Climáticas (Nemec) e do curso de Meteorologia da Universidade? Confira no material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa da UFSM, a seguir:

Estudo da UFSM aponta áreas mais indicadas para aeroporto na região

Numa iniciativa de vanguarda, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) elaborou um estudo que aponta os locais menos propensos à ocorrência de nevoeiros na região e, portanto, mais indicados para sediar um novo aeroporto. O diagnóstico chega num momento em que se discute a implantação do polo aeroespacial no Estado e em que há a retomada dos voos diários em aviões de médio porte em Santa Maria.

Em uma ação pioneira alinhada com a política nacional para o desenvolvimento de novos aeroportos regionais, a UFSM buscou apoio científico do Núcleo de Estudos em Eventos Meteorológicos Extremos e Mudanças Climáticas (Nemec) e do curso de Meteorologia para fornecer subsídios na seleção de uma área na qual a incidência de nevoeiros impacte de um modo menos severo nas atividades de tráfego aéreo.

O Grupo de Modelagem Atmosférica da UFSM realizou, durante seis meses, um mapeamento de regiões críticas para a ocorrência de nevoeiros. Segundo o professor do Departamento de Física da UFSM Vagner Anabor, integrante do grupo, os resultados do estudo mostraram que as áreas mais elevadas em Santa Maria e municípios adjacentes, como Itaara e São Martinho da Serra, seriam 50% menos afetadas por eventos de nevoeiro se comparadas com a área do atual aeroporto. Isso significa que um aeroporto nestas áreas ficaria muito menos tempo fechado por problemas de visibilidade.

O relatório final do estudo “Probabilidade de risco de nevoeiro na região de Santa Maria” será divulgado na próxima terça-feira (29), às 10h, na sala 218 da Reitoria da UFSM, no campus, para lideranças e autoridades civis e militares.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. Por acaso tem neste grupo alguém que entenda mínimamente de aviação? Não aviação de avião, mas aviação como ciência, como ferramenta logística, que entenda de regramento de operações aéreas? Porque já tem prefeitinho falando de área de 10 hectares para um aeroporto regional! Meu Deus, quando vão chamar alguém que entenda do assunto?

  2. Não é como se o aeroporto de Santa Maria ficasse fechado todos os dias por causa de nevoeiro… Ou como se não existissem tecnologias pra operar só com instrumentos que custassem bem menos que construir um novo aeroporto…

  3. Seria maravilhoso que São Martinho da Serra ganhasse o aeroporto. Com ele viriam todas as benesses do entorno da obra, asfalto por exemplo. Seria um upgrade para a região, tão esquecida.

  4. no DIA que saiu a reportagem sobre este estudo olhei para o norte, para a serra e tava tapado de nevoeiro…
    vamos acreditar que lá tem menos… precisamos acreditar.
    Em Sao MArtinho teria que ter o asfalto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo