PartidosPolítica

SURPRESA. Sim, Schirmer perdeu eleição no PMDB e recebeu um claro recado: o partido está triste com ele

Aldo (D), ao lado do presidente de honra: o partido é o partido, a prefeitura é a prefeitura
Aldo (D), ao lado do presidente de honra: o partido é o partido, a prefeitura é a prefeitura

Não eram ainda 5 da tarde de sábado, 19 de outubro, quando o advogado Robson Zinn se despedia da presidência do PMDB santa-mariense, seis anos após ter assumido o cargo. As palavras são dele, no discurso de despedida, literalmente:

O PMDB não pode ser governo, precisa ser Partido”. E explicava, sem esconder a importância de estar na Prefeitura: “O PMDB é permanente, o governo é transitório”.

Em seguida, logo após a entronização do veteraníssimo Arlindo Freitas, 82 anos, como presidente de honra da agremiação em Santa Maria, era a vez de falar o presidente eleito e já empossado do partido que, afinal de contas, tem o prefeito da cidade. Aldo Fossá, egresso ainda do MDB, militante histórico da sigla, dizia, entre outras coisas:

É preciso desatrelar o partido do Executivo”. Abrindo caminho para a conciliação: “apoio total ao engrandecimento de Santa Maria”. E mais, o fortalecimento da relação partidária com os vereadores do partido: “diálogo, bom senso e fraternidade, ao lado da bancada”.

Ora, tanto as manifestações de Zinn quanto as de Fossá, habilidosas e educadas, na verdade eram um claro recado. O partido não está feliz com seu prefeito. Mais que isso, não gostou de vê-lo (sempre na avaliação deles e de outros militantes, históricos ou não) querer emplacar nomes de sua preferência, independente da vontade partidária, para postos fundamentais do Executivo.

Assim viram, e ao longo da tarde de sábado as línguas se soltaram (sempre pedindo para manter o sigilo, claro), os principais articuladores partidários. Que demonstraram – na prática, afirmavam – que o partido pode viver independente do Prefeito. Afinal, a tentativa de impor nomes não funcionou, desta vez. E os homens e mulheres do partido souberam (sempre na avaliação dos militantes ouvidos pelo editor) responder.

Afinal, no início da sabatina, logo ao ser confirmada a relação dos integrantes do Diretório, se contabilizavam, se disputa houvesse, 28 votos em 45. Flagrante maioria. Desta surgiu o nome de Fossá, embora Schirmer preferisse Cezar Gehm e, diante da derrota, chegou a imaginar a possibilidade de Antonio Carlos Lemos assumir o posto. Este não teria sequer querido discutir, na undécima hora. E Fossá foi aclamado.

Resumo da ópera: como este editor ESCREVEU sábado, surpresa só haveria se Schirmer perdesse a convenção. Não só perdeu como percebeu que governa sem o PMDB, ou terá que conciliar com ele. Foi o recado dos militantes. Ao menos da maioria deles. Inclusive, e talvez isso lhe tenha sido mais amargo (mas que poderá oferecer uma lição única), aquele que foi conferido por quem queria afinal emplacar como Presidente, já na tarde da sabatina – e que recusou.

EM TEMPO: o movimento que precedeu a escolha de Fossá teve, inclusive, uma tentativa dos vereadores de reeleger Zinn, que recusou e, todos, então, fecharam com aquele que seria aclamado no final da tarde de sábado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

16 Comentários

  1. Conheci o Schirmer ainda guri, no tempo do comércio do pai dele e depois na UFSM, e desde aquele tempo o maior defeito sempre foi a desconfiança.
    Nunca confiou em ninguém.
    Não sabe delegar e cobrar resultado.
    Talvez seja por isto que hoje paga o preço pesado do isolamento e da rejeição.

  2. Piada ???? então vamos rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Se nem o partido aguenta…o povo é que terá de aguentar o restante do seu mandato…pobres santamarienses.

  4. Com PMDB ou sem PMDB, uma coisa está muito clara: Schirmer é um péssimo prefeito. O ideal seria que renunciasse, pois quem sabe o vice termina fazendo alguma coisa pelo município. Schirmer é muio bom em fazer turismo. Votei nele no primeiro mandato, mas, ao observar sua incompetência, nem me passou pela cabeça a sua reeleição. Anulei meu voto, diante da inexpressividade dos demais candidatos. Para completar, Schirmer teima em manter o pior dos seus secretários, que é o Tubias. Justifica-se: os incompetentes de entendem muito bem. E, quando à distribuição de cargos na formação do governo, sem qualquer mistério. O PMDB aceitou a “construção” de um frentão eleitoral composto por 15 ou 16 partidos para reeleger Schirmer. Deu no que deu: faltou-lhe “bocas” na administração municipal. Na verdade, os partidos brasileiros só querem saber de “bocas” na administração pública. Por fim, o que o PMDB deve fazer mesmo é exigir a renúncia do Schirmer, cuja administração se constitui numa grande piada.

  5. Tem cada analise que chega dar dor de barriga, vão estudar e ler sobre política e sociologia para depois querer fazer analise politica…

  6. PMDB agora está contra o prefeito?? Estranho! Pelo que dá pra perceber é que as “boquinhas” não surgiram conforme o partido queria e os mesmos estão bravos com o prefeito. Se é pra governar para o partido que não tenha prefeito e sim legenda. A escolha foi livre e democrática quer o partido ou não…

  7. Se entendi bem, alguns membros do partido, republicanamente, queriam uma “boquinha” na prefeitura. Não ganharam e estão descontentes. E, como o prefeito está com baixa popularidade (para não dizer com o filme queimado), é melhor manter uma certa distância para não respingar nas urnas ano que vem. É isto, não é?

  8. Então, eis que na calada do voto silencioso, os militantes do próprio partido do prefeito deram seu recado: Não concordam com o prefeito, sintonizados com a maioria da população, dão o recado ao senhor prefeito: Não governe de acordo com sua cabeça, mas sim com a cabeça do partido e seus aliados. Agora o Shirmer vai ter que lidar com a insurreição de seu partido e terá que chamá-lo para compor, se ainda quiser governar o que resta do escombro desse governo.

  9. SURPRESA !!! Para quem virou as costas para o seu proprio partido. Resultado justo. Formou um governo de “cumpadres”. Resultado previsivel e justo. Estamos esperando que comece a governar ja se passou um ano de sua reeleiçao e ate agora nada. Ahhh, alguem lembra do Fossa na ultima campanha do Schirmer? NAO !!! Ele nao fez campanha para o Schirmer. Motivo: conhece muito bem o Cezar.

  10. Triste?
    Triste é o abandono desta cidade e ter visto o partido blindando o prefeito na CPI… N verdade este segundo foi nojento… Nada triste.

  11. Parabéns ao PMDB, espero que funcione e não fique só no diálogo como faz o prefeito. Também não acredito que seja possível misturar as searas. Partido é partido e governo é governo. Agora os vereadores do PMDB poderão se amparar no partido prá contestar as exigências do Schirmer. Será????

  12. Vão fazer o quê com o alcaide?
    Querendo ou não, o alcaide é soberano sobre o partido, seus atos por si só já justificam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo