EconomiaTrabalho

TRABALHO. Grevistas dos Correios e bancários têm passeata conjunta, a partir da Praça Saldanha Marinho

Funcionários da ECT se uniram aos bancários e vão, todos, fazer a passeata desta quinta
Funcionários da ECT se uniram aos bancários e vão, todos, fazer a passeata desta quinta

Duas categorias em greve resolveram fazer uma mobilização conjunta. Será daqui a pouco, a partir das 10 da manhã. Não há, no entanto, progresso nas negociações entre patrões e trabalhadores. No caso dos bancários, sequer reunião houve. Em relação aos servidores dos Correios, a situação até no Judiciário já chegou – obrigando os grevistas a manter 40% dos serviços.

Sobre o que vai acontecer, e especialmente em relação aos bancários (em que, enquanto os funcionários do Itaú retomaram as atividades, os do Bradesco pararam), confira material produzido e distribuído, na tarde passada, pela assessoria de imprensa do sindicato da categoria. O texto e a foto são de Maiquel Rosauro. A seguir:

Bancários e funcionários dos Correios irão realizar passeata nesta quinta-feira

O Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região e os funcionários grevistas dos Correios preparam uma passeata pelas ruas centrais de Santa Maria, nesta quinta-feira. A mobilização será na Praça Saldanha Marinho, a partir das 10h. Sindicato da Alimentação, Rodoviários e Metalúrgicos apoiam o ato. 

Hoje (quarta), 2, data em que o Sindicato dos Bancários completa 78 anos de atividade, é considerado um dia histórico para a greve dos bancários em Santa Maria. É a primeira vez em cerca de dez anos que a agência Centro do Bradesco é fechada em uma greve.

– Esta é uma das maiores agências de bancos privados de Santa Maria, onde também está situada a gerência regional do Bradesco. É preciso uma grande quantidade bancários para fechar esta agência, o que conseguimos graças à ajuda de grevistas de outros bancos, de funcionários dos Correios e de colegas dos sindicatos da Alimentação, Rodoviários e Metalúrgicos – explica o diretor do Sindicato dos Bancários, Alexandre Santos.

Ao meio-dia, foi realizada uma confraternização em frente à agência do Bradesco. Pão, linguiça e refrigerantes foram servidos aos grevistas.

No total, 39 agências e unidades administrativas de bancos públicos e privados estão paralisados (total ou parcialmente) pela greve dos bancários na região Central do Rio Grande do Sul.

Trajeto da passeata

A concentração será na Praça Saldanha Marinho, a partir das 10h, nesta quinta-feira. Os grevistas irão descer a Rua Doutor Bozano, dobrar à direita na Rua Serafim Valandro e subir a Rua Venâncio Aires, passando em frente à agência dos Correios. Logo após, a passeata desce a Avenida Rio Branco até a esquina com a Rua Silva Jardim, atravessando o centro financeiro de Santa Maria, com protesto em frente às agências do HSBC, Banco do Brasil, Bradesco e Itaú. O retorno à Praça Saldanha Marinho será pela Avenida Rio Branco.

Reivindicações

A greve dos bancários foi deflagrada em 19 de setembro porque os bancos, em cinco rodadas duplas de negociações, propuseram apenas a reposição da inflação e recusaram as demais reivindicações econômicas e sociais. A greve segue por tempo indeterminado.

Os bancários reivindicam reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real mais inflação projetada de 6,6%), PLR de três salários mais R$ 5.553,15 e piso de R$ 2.860,21 (salário mínimo do Dieese). 

Todavia, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que até o momento se mantém em silêncio a respeito da greve, oferece reajuste de 6,1% (reposição da inflação prevista) sobre os salários, os pisos, a PLR e demais verbas de caráter salarial.

Maior greve em 20 anos

Segundo o Comando Nacional dos Bancários, a greve atual da categoria é considerada a maior dos últimos 20 anos. Ontem, 1º, foram fechadas a nível nacional 11.016 agências e unidades administrativas de bancos públicos e privados.

Em Santa Maria, todas as agências da Caixa Econômica Federal e Banrisul estão sem atendimento ao público.

Adesão à greve na região Central do Rio Grande do Sul em 2.10.2013

Caixa Econômica Federal

Santa Maria

Centro – Fechada

Marechal Mallet – Fechada

Ymembuí – Fechada

Morotim – Fechada

UFSM – Fechada

Camobi – Fechada

Coração do Rio Grande (Fórum) – Fechada

Boca do Monte (Tancredo Neves) – Fechada

REREC – Fechada

GIRET – Fechada

Região

São Sepé – Fechada

Restinga Sêca – Parcial

Tupanciretã – Parcial

São Pedro do Sul – Fechada

Júlio de Castilhos – Fechada

Jaguari – Fechada

Faxinal do Soturno – Parcial

Banrisul

Santa Maria

Centro – Fechada

Bozano – Fechada

Presidente Vargas (Policlínica Wilson Aita) – Fechada

Camobi – Fechada

Dores – Fechada

Medianeira – Fechada

Tancredo Neves – Fechada

Região 

Pinhal Grande – Fechada

Agudo – Fechada

São Sepé – Fechada

Júlio de Castilhos – Parcial

Restinga Sêca – Parcial

Cacequi – Fechada

São Vicente do Sul – Fechada

São Pedro – Parcial

Banco do Brasil

Santa Maria

Centro – Parcial

Presidente Vargas – Parcial

Mariano da Rocha – Parcial

Niederauer – Parcial

Medianeira – Parcial

Região 

São Sepé – Parcial

São Vicente do Sul – Fechada

Bradesco

Santa Maria

Agência Centro – Fechada”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Eu, li que fizeram uma confraternização os bancarios, esse tipo de greve Eu, jã vi a muitos anos atraz os ferroviarios tambem faziam greve e carneavam boie assavam aquilo mais parecia uma festa, então o que quero dizer que estão renvindicando aumento e fa zendo festa, isso é sinal que não estão precisando, vejam o que aconteceu com os ferroviario privatizaram portanto abram o olho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo