ComportamentoCrônicaTrabalho

TRABALHO. Orlando Fonseca e várias profissões que desafiam poderosos prognósticos e nããão irão morrer

“…Embora sejam exercidos há séculos em todo o mundo, o que lhes garante sobrevivência e não “glamour” ou status. Só que agora, nas grandes metrópoles inventadas e garantidas pela tecnologia, uma nova geração dos nossos está reinventando aquelas funções. E mais, como carreiras bem remuneradas e perfeitamente reconhecidas, até para quem tem diploma universitário.

São jovens que optam por não exercer nenhuma das profissões prestigiadas da economia, escolhendo velhos ofícios que têm permanência entre os interesses humanos. Pois a barba e o cabelo crescem, apesar da era digital, a necessidade de proteínas se associa ao gosto que sofisticou e, como no mundo feito de carne, osso e nervos ninguém é de ferro, os “paraísos artificiais” também têm lugar garantido…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da crônica “Profissões”, de Orlando Fonseca. Orlando é professor titular da UFSM – aposentado, Doutor em Teoria da Literatura, PUC-RS, e Mestre em Literatura Brasileira, UFSM. Exerceu os cargos de Secretário de Cultura na Prefeitura de Santa Maria e de Pró-Reitor de Graduação da UFSM. Escritor, tem vários livros publicados, foi cronista dos Jornais A Razão e Diário de Santa Maria. Tem vários prêmios literários, destaque para o Prêmio Adolfo Aizen, da União Brasileira de Escritores, pela novela Da noite para o dia, WS Editor; também finalista no Prêmio Açorianos, da Prefeitura de Porto Alegre, pelo mesmo livro, em 2002.

OBSERVAÇÃO DO EDITOR: a imagem que ilustra esta nota é reprodução da internet.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo