CidadaniaPrefeitura

CHUVARADA. Defesa civil atende áreas mais afetadas

Vila Bilibio, historicamente afetada pelas chuvas. Não foi diferente agora (foto João Alves)
Vila Bilibio, historicamente afetada pelas chuvas. Não foi diferente agora (foto João Alves)

Um punhado de locais em Santa Maria enfrenta sérios problemas em função da chuvarada que cai, de forma intermitente, desde a noite de sábado. Um desses locais é, digamos, clássico: a vila Bilibio. O mesmo acontece também na vila Vitória e, por exemplo, nos bairros Tancredo Neves, Passo da Areia e Nova Santa Marta.

Mas não apenas ali, senão que em vários pontos espalhados pela cidade, a ação do clima se faz sentir. A defesa civil municipal está atuando. Parte do que é feito você tem no relato produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A reportagem é de Vera Jacques. Acompanhe:

Vila Vitória, desmonoramento de barranco e famílias levadas ao CDM (foto Vitor Mirailh)
Vila Vitória, desmoronamento de barranco e famílias levadas ao CDM (foto Vitor Mirailh)

“Força-tarefa da Prefeitura de Santa Maria dá assistência às famílias atingidas pelas chuvas das últimas 24 horas

O grande volume de chuvas que atinge Santa Maria, desde a noite de domingo (10), provocou inundações, desmoronamentos e destelhamentos de casas em vários bairros e vilas da cidade. Para socorrer as famílias atingidas a Prefeitura de Santa Maria mobilizou, desde o início da manhã desta segunda-feira (11), uma força-tarefa integrada pela Secretaria de Ação Comunitária, responsável pela Defesa Civil Municipal, e secretarias de Infraestrutura, Obras e Serviços; Habitação e Regularização Fundiária, e Desenvolvimento Social. Também participam da ação a Guarda Municipal e a Cruz Vermelha de Santa Maria. O objetivo é minimizar os estragos e dar segurança às famílias.

Entre as regiões mais críticas estão o distrito de Passo das Tropas, que ficou totalmente alagado e as aulas na escola da localidade tiveram que ser suspensas. O mesmo aconteceu com a Unidade de Saúde Dom Antônio Reis, que permanece fechada com as salas inundadas. Na Vila Vitória, na Rua Borges de Medeiros com o Passo dos Weber, ao lado da ponte, houve desmoronamento de barrancos colocando em risco quatro casas. Três delas foram desocupadas e as famílias transferidas para o Centro Desportivo Municipal (CDM).

A mesma situação ocorre na Vila Bilibio, localizada na região nordeste da cidade, onde foi detectada uma casa com maior risco de ser atingida por deslizamento. Para evitar o agravamento do problema foi feita uma barreira de lona e realizada uma operação com a retroescavadeira para desviar o curso da água.
O trabalho é incessante em todas as regiões da cidade, em especial nas zonas de risco. Enquanto a Secretaria de Ação Comunitária, por meio da Defesa Civil socorre famílias, elabora o laudo técnico para enviar à Defesa Civil Estadual, e distribui lonas…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Tem gente cujo remorso e incompetência são tão gigantescos, que até pra rezar e dar a cara a tapa precisa pedir licença!

  2. Nunca vi nos ultimos 8 anos, uma Santa Maria com tantos problemas de escoamento de água.
    Vejo muitos CCS fazendo propaganda de tapa buraco no FaceBook, em vez de fazer limpa e desentope boeiros para não ocorrer os constantes alagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo