CinemaCultura

CULTURA. Vem aí a Mostra Internacional de Cinema. São 5 filmes sul-americanos. Sim, é em Santa Maria

É o que este sítio chama de eventaço. E, de uma certa forma (numa opinião bem particular do editor, e com a qual ninguém precisa concordar) também é um desagravo. Sim, sufocado por pressões e retirado do espaço público que o consagrou, por razões que a história haverá de julgar, o Santa Maria Vídeo e Cinema começa a dar a volta por cima.

Virá, em seguida, mais uma edição do festival. Mas, antes, um verdadeiro espetáculo de cinema, com cinco filmes sul-americanos na primeira Mostra Internacional. Será agora, em seguida, no início de dezembro. Os detalhes chegam através de Juliane Fossatti, da divulgação da ONG Santa Maria Vídeo e Cinema. Acompanhe:

Mais uma boa notícia para os cinéfilos de Santa Maria

O Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) passa a realizar a partir de dezembro de 2013, além do festival, uma mostra de cinema.

A novidade é a I Mostra Internacional de Cinema, que nesse ano terá a América do Sul como tema.  A curadoria dos filmes foi realizada pelo diretor do IECINE – Instituto Estadual de Cinema Luiz Alberto Cassol.

Quem apresenta a mostra em conjunto com o SMVC é a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM).

A Mostra acontecerá de 09 a 13 de dezembro e apresenta cinco produções e co-produções de longa-metragem da Argentina, Brasil, Colômbia, Equador e Uruguai, que serão exibidas nas sedes da APUSM (abertura da mostra) e Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (CESMA) – Cineclube Lanterninha Aurélio. Em cada exibição haverá debate com um representante de cada filme e professores da UFSM e convidados da APUSM.

A partir de agora a equipe do SMVC organiza uma Mostra Internacional de Cinema ao final de cada ano. Já o tradicional festival competitivo Santa Maria Vídeo e Cinema, passa a ser realizado no primeiro semestre. Em 2014, a 12ª edição será na primeira quinzena de abril.

PROGRAMAÇÃO I MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA:

09 de dezembro – segunda-feira

20h – Abertura

Coquetel de Boas-vindas

Exibição do filme: “A Oeste do Fim do Mundo” (Brasil/Argentina)

Direção: Paulo Nascimento

Debate com representante do filme

Local: APUSM

10 de dezembro – terça-feira

20h – Exibição do filme: “Simone” (Brasil/Colômbia)

Direção: Juan Zapata

Debate com representante do filme

Local: CESMA

11 de dezembro – quarta-feira

20h – Exibição do filme: “El Padre de Gardel” (Uruguai)

Direção: Ricardo Casas

Debate com representante do filme

Local: CESMA

12 de dezembro – quinta-feira

20h – Exibição do filme: “Buscando al Comandante Andresito” (Argentina)

Direção: Camilo Gómez Montero

Debate com representante do filme

Local: CESMA

13 de dezembro – sexta-feira

20h – Exibição do filme: “Abuelos” (Equador)

Direção: Carla Valencia Dávila

Debate com representante do filme

Local: CESMA”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. Sim, mostra de cinema “cabeça” em Santa Maria que é uma cidade universitária, formadora de conhecimento e conhecida como “cidade cultura”, embora algumas pessoas teimem em agir de forma contrária. E realmente as pessoas, felizmente, tem o poder de escolha, vai quem quer. Para aqueles que não quiserem, certamente terão diversas opções de entretenimento no nicho “natal luz da praça”.
    Parabéns aos que insistem em manter Santa Maria no mapa da Cultura!

  2. Curtia muito tomar um ‘capeta’ na praça assistindo filmes. Mas o tempo é de caretice, pisca-piscas e anjos e pombas bregas feitos de papel higiênico.

  3. valeu pelo trabalho de vcs pessoal do festival /// /// tô ligado quando fizeram uma oficina de cinema e cineclubismo gratuita aqui em itaara /// ali entrei nessa parada /// e dos filmes q vi lá na cesma /// ali na frente do paradão da t neves /// esses sim fazem cultura /// fora o festival q é 10 /// sou fã e estou junto aqui em itaara e em sm /// seja dentro ou fora do eixo /// quanto ao resto /// lembro o q escrevi nesse site /// ip e id de computador meu nicho descobre pá e tá /// esses q escrevem em código já sabemos todos /// piada /// pior é saber da onde digitam /// pra nós é brincadeira de mau gosto /// tamo junto no cineclube e festival /// dentro e fora do eixo /// falei ///

  4. Obrigado, Gladis Delgado. Agradeço em nome da turma que realiza o festival e agora também realizará a mostra.
    Estamos sempre buscando democratizar o acesso do público ao audiovisual, assim ampliando a cidadania e a apropriação da cultura, para muitos e muitas.
    Ter visto a nossa Praça Saldanha Marinho, com mais de três mil pessoas assistindo a um filme, como ocorreu em várias edições do Santa Maria Vídeo e Cinema, demostra o acerto da turma do SMVC e é recompensador.
    Assino: Luiz Alberto Cassol (sem codinomes, nem esconderijos cibernéticos)

  5. Mostra do cinema “cabeça” de SM. Coisa de nicho.
    As pessoas têm que aprender que são livres para fazer escolhas e suportar as consequências. Nada sai de graça.

  6. Parabéns ao amigo Beto Cassol e demais integrantes do Santa Maria Vídeo e Cinema pela luta de levar esse festival mesmo sem o apoio do poder publico de Santa Maria.Para a administração atual o que importa são festivais para a elite como balonismo, hipismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo