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EDUCAÇÃO. Aluna do Cel Pilar, com a Síndrome de Down, é um “case” para documentário sobre inclusão

Discutir e mostrar o processo de inclusão, o objetivo. Aqui, aluna do Pilar foi entrevistada
Discutir e mostrar o processo de inclusão, o objetivo. Aqui, aluna do Pilar foi entrevistada

São oito os casos já documentados, inclusive três internacionais. Todos da área de educação. Mas, o que é mesmo isso? E o que aconteceu em Santa Maria nesta semana? Confira no material produzido e distribuído pela assessoria de comunicação da 8ª Coordenadoria Regional de Educação. O texto e a foto são de Ariéli Ziegler. A seguir:

Escola da 8ª CRE grava documentário sobre educação inclusiva

O Colégio Coronel Pilar, de Santa Maria, recebeu esta semana a equipe de produção e gravação do Instituto Rodrigo Mendes, através do Projeto Diversa, e Instituto Alana, de São Paulo, que realizam um estudo de caso e documentário em vídeo com a estudante Renata Basso, aluna do 3º ano do Ensino Médio e portadora da Síndrome de Down.

O Projeto Diversa é um portal na internet que oferece fontes de conhecimento e formação, além de troca de experiência sobre educação inclusiva por meio de estudos de casos, através da produção de textos e vídeos. O público-alvo são educadores, gestores e demais segmentos que compõem a comunidade escolar.

Até o momento foram produzidos oito estudos de caso, cinco brasileiros e três internacionais. De acordo o coordenador do projeto Diversa, Augusto Galery, o Coronel Pilar foi selecionado após contato com as secretarias de educação de três estados e, segundo ele, o Rio Grande do Sul é o que apresentou um processo mais avançado na abordagem e trabalho com a educação inclusiva. “Entre as cinco instituições gaúchas indicadas pela Secretaria de Educação do RS, a que mais chamou a atenção foi o Pilar pelo trabalho avançado de integração entre atendimento educacional especializado (AEE) e sala de aula regular”, afirma Galery..

Para a professora da sala de recursos da escola, Sandra Maxinowitz Silva, é importante que o trabalho seja realizado em conjunto. “A interlocução entre AEE e sala regular é o que diferencia e qualifica o trabalho e, consequentemente, o resultado”, afirma a educadora.

As entrevistas e gravações com professores, colegas, familiares e demais envolvidos no processo de inclusão e aprendizagem de Renata ocorrem até esta sexta-feira (29). O resultado do trabalho poderá ser acompanhado nos sites: http://www.institutorodrigomendes.org.br/, http://diversa.org.br/ e http://alana.org.br/.”

 

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