Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Arquivo

Se foi. Morte de ACM marca o fim de uma era? É bem provável. Mas… (Atualizada)

Velado pelo povo baiano desde a noite desta sexta-feira no Palácio da Aclimação, e com a presença também de inúmeras autoridades, será sepultado em Salvador, no final da tarde deste sábado, o corpo do senador baiano Antonio Carlos Magalhães, do DEM.

 

Reproduzo, a seguir, nota que publiquei ontem informando a morte do (talvez) último cacique político brasileiro, com algumas atualizações, especialmente nas sugestões de leitura. Confira:

 

“Já escrevíamos, na madrugada de domingo, dia 15 (confira aqui), que Antonio Carlos Magalhães dificilmente chegaria vivo aos 80 anos, que completaria em setembro. Já eram evidentes os sinais de que o velho cacique baiano não sobreviveria a mais uma internação longa, e as enfermidades se ampliavam.

 

A questão agora, é outra: a morte de ACM marca o fim de uma era? De caciquismo, caudilhismo e outros ismos, normalmente lideradas por homens de perfil autoritário, como ele – que já foi chamado de Toninho Malvadeza e, muito eventualmente, Toninho Ternura?

 

Eles estão todos morrendo, o que é verdade. Mas formam dinastias que, pelo menos, tentam prolongar o poder. O próprio ACM, numa excrescência do processo político brasileiro (que não foi sequer tocada na discussão da reforma política), tem como suplente o filho, do mesmo nome. E já colocou, com seu prestígio, o neto, também com a mesma assinatura, na Câmara dos Deputados.

 

É verdade que nem o neto, menos ainda o filho, têm a sabedoria de Antonio Carlos Magalhães, que o fez apoiar o regime militar, inclusive no que ele tinha de pior (a tortura e a supressão de todas as liberdades) e, mais tarde, ajudar a enterrá-lo, ao apoiar Tancredo Neves para a Presidência da República.

 

Ainda assim, é prematuro afirmar que a era terminou. Melhor esperar. No mínimo, é prudente. Afinal de contas, só pra contribuir com o eventual debate, os Sarney estão aí mesmo, não?

 

Voltarei ao tema, provavelmente, na final de semana. ACM merecerá mais espaço, pela importância que teve, para o bem e (principalmente) para o mal, participação preponderante na política nacional na segunda metade do século passado.”

 

SUGESTÃO DE LEITURAconfira aqui a reportagem “ACM será enterrado ao lado do filho, em Salvador”, de Heliana Frazão, do portal Terra.

Leia também a notícia Morte trará pouca mudança, diz cientista, de Raphael Prado, do Terra Magazine.

Vale a pena conferir a análise feita pelo jornalista Flávio Aguiar, em artigo publicado pela Carta Maior: “Com ACM, morre o coronelismo?”

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo