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FAIXA VELHA. Contrato da empreiteira com o DAER será assinado nesta sexta. Obra inicia ainda neste mês

A empreiteira Della Pasqua, responsável pela obra de duplicação, só aguarda pelos trâmites burocráticos, entre eles a “ordem de serviço”, e está pronta para começar os trabalhos. Há uma expectativa de que isso pode acontecer ainda este mês, no máximo até o dia 20.

Tudo isso será possível porque, como apurou o repórter Luiz Roese, a assinatura do contrato da empresa com o DAER acontece já nesta sexta-feira, em Porto Alegre. Mais detalhes você tem no texto do jornalista, que o jornal A Razão está publicando em sua edição impressa que começa a circular daqui a pouco. Acompanhe:

Contrato da duplicação da 509 será assinado hoje

Depois que todos os obstáculos para o início das obras de duplicação da Faixa Velha de Camobi (ERS-509) foram superados, falta pouco para que as máquinas comecem a trabalhar. Hoje (sexta), em Porto Alegre, será assinado o contrato entre o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) e a vencedora da licitação, a empresa Della Pasqua, de Santa Maria. Na segunda-feira, ato semelhante ocorrerá com a SD Consultoria e Engenharia, de Porto Alegre, que será a responsável pela supervisão técnica da duplicação. Depois disso, faltarão somente as assinaturas das ordens de serviço e de início, e a projeção otimista da Secretaria Estadual de Infraestrtura e Serviços é que as obras vão começar até o próximo dia 20.

Hoje, em Porto Alegre, a assinatura do contrato da obra da Faixa Velha terá a presença do dono da vencedora da licitação, Mauro Della Pasqua. Ele explica que a empresa está pronta para começar há meses. Para adiantar o serviço, o local do canteiro de obras já foi escolhido. Assim que tudo estiver ok para a SD começar a fazer a supervisão, as duas empresas começarão a trabalhar juntas.

Tudo começa com o levantamento topográfico e a demarcação dos marcos topográficos. Depois, as obras terão início pelo esgoto pluvial, provavelmente perto do cruzamento com a Avenida Osvaldo Cruz e a Rua Antonio Bottega. Daí em diante, a previsão é que os trabalhos durem dois anos, conforme prevê o edital, mas esse tempo ainda pode diminuir.

O último empecilho burocrático para o início das obras na ERS-509 era a licitação para a supervisão dos trabalhos. Como não houve recursos, foi publicado na quarta-feira, no Diário Oficial do Estado, a confirmação do resultado da licitação nº 30/2013, que apontou a SD como a responsável não só pela supervisão técnica da duplicação, mas para todas as obras sob a chancela das superintendências do DAER de Santa Maria, Alegrete e Bagé. A proposta vencedora foi de R$ 5.507.764,04, abaixo do valor de referência (R$ 5,69 milhões).

A duplicação de 4,3 quilômetros da ERS-509, entre o Trevo do Castelinho e a Igreja dos Amaral, começará antes da construção do viaduto, que ficará a cargo da Sogel (Sociedade Geral de Empreitadas), de Porto Alegre. A empresa que está fazendo o projeto estrutural do viaduto é a Urbana Logistica Ambiental do Brasil, de São Sepé. O viaduto será construído no cruzamento da Faixa Velha com a Avenida Osvaldo Cruz e a Rua Antônio Bottega.

Outro obstáculo já superado é o do licenciamento ambiental das obras, dado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) em agosto.  Para a duplicação da Faixa Velha de Camobi, o custo será de R$ 29,90 milhões. Já o viaduto custará R$ 2,60 milhões.

Adutora – Agora que as obras de duplicação da 509 estão prestes a começar, a Della Pasqua, muito em breve, terá de ser procurada pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Isso porque, durante os trabalhos, está prevista a construção de uma adutora que passará por baixo da Faixa Velha.  

O objetivo da obra é reforçar o sistema de abastecimento da região leste, mais precisamente a região localizada no entorno da UFSM e da Base Aérea de Santa Maria e também em relação aos futuros loteamentos em construção ou a serem construídos nas imediações. A Sulcava, de Santa Maria, venceu a licitação para a obra.”

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2 Comentários

  1. Até ai tudo bem agora para começar a obra tem que ver quem é o pai por que depois do bicho morto os corvos chegam, em segundo lugar para andar mais rapido jã tem que perguntar quantos aditivos vai precisar, pois é uma vergonha o que acontece no serviço publico, duvido que numa empresa privada tenha que dar aditivo.

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