AssembleiaCâmara de VereadoresCidadaniaCulturaEconomiaEducaçãoNegóciosPolíticaSanta MariaTransporteUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Cacism e Feisma, Zumbi na Câmara, multa aos sujismundos, prédios da Música…

* Ficou clara, para este editor, a intenção da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), de realizar no próximo ano a Feisma, a multifeira.

Pacheco (E), com Rodrigo Décimo, vice-presidente geral da Cacism: Feisma volta em 2014
Pacheco (E), com Rodrigo Décimo, vice-presidente geral da Cacism: Feisma volta em 2014

* Foi a dedução óbvia das palavras do presidente reeleito da entidade, Luiz Fernando Pacheco, tão logo o resultado das urnas foi conhecido – com a recondução dele e a chancela aos outros 47 nomes, entre vice-presidentes, diretores e conselheiros de admnistração e fiscais.

* Pacheco informou que todos os prazos estão sendo cumpridos, num “check-list” atualizado de todas as atividades que redundarão na Feisma, em fins de outubro de 2014.

* O presidente da Cacism disse, por exemplo, que a entidade já encaminhou, nos períodos apropriados, seus projetos para obtenção de recursos via Leis de Incentivo – tanto municipal quanto estadual e federal. Convenhamos, boa notícia.

* Se depender do Boletim Legislativo 70/2013, que traz a Ordem do Dia para a sessão plenária, esta terça será de pasmaceira, no parlamento municipal.

* Não há um só projeto em apreciação, e emoção, se houver, será só com os discursos da tribuna e, quem sabe, através da definição da subcomissão de Ética que vai apurar a conduta dos criadores da CPI da Kiss. Afinal, Anita Costa Beber participa ou não?

* Aliás, a reunião até pode ser curta, pois está prevista para as 7 da noite a Sessão Solene de entrega da Comenda Zumbi dos Palmares.

* Trata-se de honoraria destinada a personalidades ou instituições que se destacam na luta pela igualdade social dos afrodescendentes em Santa Maria. Nestea no, os distinguidos são Waldomiro Messias, Ceres Teixeira de Paula e Sandra Aires.

* Os homenageados são distinguidos por conta do envolvimento em favor da consciência negra. Eles foram indicados pela Coordenadoria Municipal de Igualdade Racial.

* Nesta quarta, às 3 da tarde, acontece audiência pública promovida pela Comissão Especial que analisa projeto de lei que trata da possibilidade de multa para quem for flagrado jogando qualquer tipo de lixo nas vias públicas.

* A Comissão Especial é formada pelos vereadores João Kaus (presidente), Anita Costa Beber (vice-presidente) e Daniel Diniz (relator).

* Já na Assembleia Legislativa, há 21 MATÉRIAS em condições de ser votadas pelos deputados. Uma delas, o PL 262 2013. tramita em regime de urgência e, conforme preceito da constituição estadual, deve ser votado antes dos demais.

* A proposta autoriza o governo a aportar recursos na Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), e constava na Ordem do Dia semana passada mas, com a retirada de quórum, não foi votado.

* A decisão sobre quantos (além do PL 262/2013) e quais projetos serão apreciados em plenário será conhecida no final da manhã, após reunião dos líderes partidários com a direção do Legislativo.

* Na próxima segunda, dia 25, a partir das 4 da tarde, acontece no campus da UFSM, a cerimônia de inauguração dos prédios da Escola de Música.

* O prédio 40B e o prédio dos metais, que ficam em frente ao viveiro da Engenharia Florestal, já estão sendo ocupados pelos alunos dos cursos de música. Mas a cerimônia oficial da inauguração acontece agora, com a colocação das placas comemorativas.

* Para marcar esse novo ciclo do curso, no ano em que o Centro de Artes e Letras completa 50 anos, foram preparados dois Concertos durante a próxima semana.

* Dia 27, quarta, acontece no Teatro Caixa Preta o Concerto de Música Eletroacústica e no dia 29, sexta, o Concerto de Percussão, no Centro Multiuso do Campus.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. A lei é para TODOS, DEVERÃO multar os catadores, pessoas pobres… e os ricos.

    Uma pergunta a CINZA de cigarro que cai É LIXO!
    Não interessa se ela cai sozinha… os fumantes DEVERÃO andar com cinzeiros, não somente para a bituca, mas TODA a cinza!
    Cuspir no chão? MULTA!
    E quem distribui panfleto?

    E quem COLA placas no chão?
    E a já comentada FALTA de LIXEIRAS? E estas lixeiras que sse destroem pela PÈSSIMA qualidade?
    Basta ir na esquina do palácio Rosa. Olhem a CALÇADA da sede do governo. Lajota solta e comércio ilegal de moranguinho… EMBAIXO da janel do Prefeito. E depois ganham premio de turismo.

  2. Esta lei do lixo é tudo de bom. E, interessante, todo mundo pensa no calçadão quando comenta. Pois bem, e os catadores de lixo? Algumas vezes têm que tirar o conteúdo dos containers para achar o que precisam. Alguns puxam carrinhos e vão perdendo o conteúdo pelo caminho. Vão ser multados também, apesar do problema social? Ou a lei não é geral, não é para todos?

  3. Interessante a abordagem de Neruda sobre o tema. Na verdade, se formos nos aprofundar sobre o mesmo, haveremos de chegar ao ponto crucial, que é a educação do nosso povo. Convenhamos, o brasileiro é carente de educação É um fato público e notório. Aí, ao longo do tempo, os governantes criaram a escola pública, com acesso para todos, e não acesso restrito, como era antes, através da escola privada, particular, que nem todos podiam pagar. Pois bem: e como vai nossa escola pública? Bem, bem, se formos até a Escola Cilon Rosa, na Av. Presidente Vargas, esquina com Appel, por exemplo, veremos que ela está caindo aos pedações. É fácil de ver, é só contorná-la. Nos fundos, aliás, fazendo vinhança com o CDM, vamos nos deparar com o macegal tomando conta. Outro dia, até aulas foram suspensas, o gotejamento transformou salas de aula em piscinas. Enfim, resumindo: a própria escola pública, que existe para ensinar, para educar, dá o mau, o péssimo exemplo. É, pois, como escreveu Neruda, sobre as lixeiras públicas transbordando. Enfrentamos, portanto, maus exemplos da coisa pública por todos os lados, uma verdadeira roda viva, como se costuma dizer. De qualquer forma, Santa Maria, com sua colossal degradação ambiental, sua sujidade, precisa fazer alguma coisa a respeito, pois vivemos aqui uma dura realidade inaceitável. Uma cidade terrivelmente suja.

  4. Quero ver multar as pessoas humildes, sem casa, sem endereço, sem documento,…
    Não que eles sujem mais, pelo contrário, por terem menos consomem menos.
    Imaginemos uma situação: engravatado e indigente jogam lixo na rua ao mesmo tempo, os dois na frente de uma fiscal. Ele DEVERÁ multar a ambos, porem terá dificuldade de arracadar de um deles.
    E as lixeiras transbordando? Como será?
    A CIDADE deverá se preparar muito mais que o cidadão. Lixeira transbordando é RESPONSABILIDADE do municipio. Eu vou jogar na lixeira e se ele estiver lotada, vou pra proxima, e se esta e demais tambem estiverem lotadas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo