Day after. Assembléia retoma trabalhos depois da supergoleada contra o pacote de Yeda
Não há dúvida: essa segunda-feira será diferente no parlamento gaúcho. Muito por ele, bastante pelo que estará acontecendo a cem metros do Palácio Farroupilha. É noutro monumento gaúcho, o Palácio Piratini, que ao longo do dia surgirá uma definição com inevitável repercussão no Legislativo.
Afinal de contas, depois de um feriado prolongado, que sucedeu à supergoleada e ao show de ineficiência política do Governo, que não conseguiu, nem perto, aprovar o Plano de Reestruturação do Estado, é bastante provável que mude a composição do Executivo – com o defenestramento do PP e, talvez, do PTB, partidos que deixaram Yeda Crusius na mão, na hora da votação do pacotaço.
Diante disso, é muito pouco provável que alguém vai discutir, no parlamento, qualquer outra coisa nesse início de semana. Ainda assim, como mostra reportagem de Daniela Bordinhão, da Agência de Notícias da Assembléia Legislativa, há assuntos, e até projetos, na ordem do dia do parlamento. Confira:
Oscips e comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios em debate na AL
A semana no Parlamento gaúcho começa com o debate sobre o Projeto de Lei 399/2007, oriundo do Executivo, que dispõe sobre a qualificação de pessoa jurídica de direito privado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) e institui o Termo de Parceria. O debate é promovido pela Comissão de Serviços Públicos. A matéria tramita na Assembléia Legislativa e deverá ser apreciada até dia 20 de dezembro, ultimo dia de sessão legislativa.
A Comissão de Economia e Desenvolvimento discute o Projeto de Lei 107/2007, de autoria do deputado Miki Breier (PSB), que proíbe a comercialização e o consumo de bebida alcoólica nos estádios de futebol e ginásio de esportes no Rio Grande do Sul. Além disso, comissões técnicas da Casa debatem os critérios adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na contagem populacional de 2007 dos municípios gaúchos; a previdência no Estado e a situação do Programa de Saúde da Família.
Confira abaixo a agenda das comissões e subcomissões nesta semana.
Segunda-feira (19)
O Projeto de lei nº 399/2007, oriundo do Executivo, que dispõe sobre a qualificação de pessoa jurídica de direito privado como Organização da Sociedade Civil de interesse Público e institui o Termo de Parceria – OSCIPs, será discutido na Comissão de Serviços Públicos, presidida pela deputada Stela Farias (PT). O objetivo é debater a estrutura administrativa do Estado. Foram convidados a participar o secretário estadual da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler; o presidente da Associação dos Funcionários da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Evandro Matté; a presidente do Cpers/Sindicato, Simone Goldschmidt; o presidente da CUT/RS, Celso Woyciechowski e representantes da Fundação Cultural Piratini – Rádio e Televisão. Às 9h, no Plenarinho, 3º andar.
Em São Gabriel, a Comissão Especial de Florestamento e Reflorestamento Comercial no RS, presidida pelo deputado Marco Peixoto (PP), realiza audiência pública. A comissão vai debater a situação atual das plantações, licenciamentos ambientais, atividades econômicas do setor florestal, número de empregos gerados e principais reivindicações da comunidade. Devem participar…
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem Oscips e comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios em debate na AL de Daniela Bordinhão, e também outras informações oriundas da Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.