EducaçãoSaúdeTrabalhoUFSM

UFSM. Pedido de “vista” de conselheiro adia a adesão à empresa pública gestora dos hospitais universitários

Indicativo: reitor Felipe Müller propôs a nova (e breve) data da reunião. Sugestão aceita
Indicativo: reitor Felipe Müller propôs a nova (e breve) data da reunião. Sugestão aceita

Por todas as manifestações feitas, inclusive a do futuro reitor da UFSM, Paulo Burmann, o editor deste sítio afirma ser inevitável a adesão da Universidade á empresa pública gestora dos hospitais universitários. A tese tem maioria no Conselho Universitário. Que só não decidiu hoje a questão por conta de um pedido (aliás, regimental e legítimo) de “vista” feito por um conselheiro.

Mais: a votação subsequente, garantindo uma reunião extraordinário do Conselho já para o dia 12, é outro indicativo eloquente do resultado. Obviamente, o que aqui se escreve não é decisivo, mas apenas interpretação do que ocorreu hoje, no campus, a partir dos diversos relatos dos que lá estiveram.

A propósito do encontro, o sítio sugere a leitura do (correto) material da assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes, entidade que lidera politicamente a reação à adesão. O texto é de Fritz R. Nunes (com Bruna Homrich). Nunes é também autor das fotos. A seguir:

Contrários à adesão se manifestaram, no corredor que dá acesso à Sala dos Conselhos
Contrários à adesão se manifestaram, no corredor que dá acesso à Sala dos Conselhos

Decisão da Ebserh na UFSM fica para 12 de dezembro

Depois de uma manhã tensa junto à sala dos Conselhos, no nono andar do prédio da reitoria da UFSM, com a manifestação das entidades que compõem a Frente em Defesa do Hospital Universitário (Husm) e contra a Ebserh, e também de diversos diretores da unidade hospitalar que estiveram lá se manifestando abertamente em favor da empresa governamental, a decisão dos membros do Conselho Universitário (Consu) foi postergada para o dia 12 de dezembro, no turno da tarde, quando ocorrerá uma reunião extraordinária.

O adiamento da deliberação ocorreu em função do “pedido de vistas” apresentado pelo conselheiro Leonardo Botega, que é professor do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen. Ele justificou a solicitação, que é regimental, pelo fato de se ter mais tempo para a reflexão sobre a proposta, especialmente porque no dia 9 de dezembro, ainda há uma audiência pública sobre esse tema, a ser realizada pela Assembleia Legislativa gaúcha, em Santa Maria. Contudo, assim que foi anunciado o pedido de vistas, imediatamente foi sugerido por conselheiros favoráveis à adesão uma nova data, desta vez para uma reunião extraordinária, que foi colocada em votação pelo presidente do Conselho, reitor Felipe Müller.

A deliberação sobre a proposta de adesão da UFSM à Ebserh era o primeiro ponto da pauta da reunião do Consu desta sexta, 29. Entretanto, já na abertura foi proposta e aprovada a inversão da ordem, o que jogou o debate para o final da pauta. Com isso, todos aqueles que se aglomeravam do lado de fora da sala dos Conselhos, tentando ouvir o que se passava no interior do recinto através das poucas brechas existentes, tiveram que esperar até perto das 11h, quando finalmente o assunto entrou em discussão e se estendeu até quase uma hora da tarde.

Afora algumas manifestações já conhecidas de servidores técnico-administrativos que atuam junto ao Husm, em favor da empresa, causou decepção entre os integrantes dos segmentos presentes a posição do reitor eleito, professor Paulo Burmann. Em sua fala, Burmann, que é o atual diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), disse que ele precisava respeitar as deliberações que foram tomadas tanto no Conselho do Centro ao qual dirige, quanto no Conselho Administrativo do Husm, que tinham sido favoráveis à adesão…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Paulo Burmann também vai ter de distribuir muita boquinha pra acalmar os ânimos desse coro de descontentes que o colocou no poder. O prédio da Reitoria vai ter que comprar mais mesas e cadeiras para 2014 e fazer uns “puxadinhos”.

  2. Vão aderir sim. Muita pressão vinda de cima. Mentalidade do governo atual: se um orgão público não funciona, faz-se uma “meia-água” do lado. Enche-se de gente vinculada a um partido nos cargos de confiança e diretorias. Todos pegam uma parte do salário e doam para o partido, como é previsto no estatuto. E está feito, um sistema público de financiamento de campanha feito de maneira privada.
    Vamos ver quantos dos defensores da adesão irão ganhar uma boquinha depois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo