Câmara de VereadoresPolítica

CÂMARA. De olho em quinta, vereadores têm reunião extra nesta segunda. Para decidir… O que, mesmo?

Mesa da Câmara: governo terá maioria absoluta. Duvida? (Foto Deivid Dutra/A Razão)
Mesa da Câmara: governo terá maioria absoluta. Duvida? (Foto Deivid Dutra/A Razão)

Não há boletim legislativo disponível, na página do Legislativo na internet. Logo, é desconhecida também a ordem do dia da reunião extra marcada para o final da tarde desta segunda-feira, no Palacete da Vale Machado. Se noticiou, apenas, que é para “limpar a pauta” do ano.

Ok, ok, ok. Estamos supondo, até porque o prefeito ainda não se manifestou, que o Orçamento para 2014 será sancionado sem vetos. Se houverem, porém, nova sessão terá que ser marcada, quem sabe exclusivamente para isto.

Mas, que projetos serão votados nesse primeiro dia da semana? Ao longo da segunda-feira ou na própria sessão, quem sabe, se saberá. É provável (o editor tem como certo, mas enfim…) que a criação da Controladoria seja apreciada, como também o projeto que aumenta o número de táxis da cidade. Mas é só especulação, na medida em que deverá haver acordo de líderes para votar o que for.

Enquanto isso, os vereadores pensam mesmo é na próxima quinta, dia 26. É a data marcada para uma reunião ordinária com item exclusivo: a eleição da nova Mesa Diretora do parlamento. O editor aposta que não haverá surpresas. Isto é, não se sabe quais serão os ocupantes dos postos secundários, mas o presidente tende a ser, mesmo, o peemedebista João Kaus, inclusive já apontado pela direção de seu partido. Embora a decisão final caiba aos edis, que são os que votam, ninguém duvida que a sugestão será seguida.

Quer dizer, exceto a oposição. E pelo menos de público. Edis do grupo que se opõe ao governo mantêm um discurso em torno da possibilidade de reversão. Inclusive já têm seu próprio candidato, Werner Rempel, do PPL. Que declarou ao jornal A Razão no final de semana: “a eleição da mesa só é definida nos últimos instantes”. É. Pode ser.

Em todo caso, aí vai o palpite claudemiriano: governistas e oposicionistas vão compor chapa única, no formato da atual direção da Câmara. Caberá ao time do governo a maioria, com cinco ou seis nomes, e à oposição dois ou três, em cargos menores. A conferir.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo