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Nem te ligo! Taí mais uma coisa que só interessa mesmo é à mídia grandona, a tal de CPMF

Confira nota publicada pelo repórter político Eduardo Bresciani, na página de Etevaldo Dias na internet. Ela foi publicada domingo, isto é, no ano passado, mas tem tudo a ver com 2008. Depois, lá no final, a minha opinião. A seguir:

 

 

“Fim da CPMF beneficiou os ricos e a oposição, diz pesquisa

Para a população, a real motivação para a extinção da CPMF foi o interesse da oposição em prejudicar o presidente Lula e dos ricos e empresários. É isso o que mostra uma pesquisa realizada na capital paulista pelo Brasmarket e divulgada hoje pelo jornal DCI, de São Paulo.

O instituto perguntou aos paulistanos qual o interesse por trás da queda do “imposto do cheque”. A maioria respondeu que o fim do “imposto do cheque” se deveu ao interesse da oposição em prejudicar o presidente (30,8%) e em benefício de ricos e empresários (23,4%). Para 17,9% dos entrevistados o interesse no fim do tributo foi do povo em geral e para 11% o benefício é dos mais pobres. Outros 17% não quiseram opinar.

A pesquisa mostra que ao menos no discurso o governo venceu. Como a maioria da população não pagava diretamente o tributo, ficou o entendimento de que a CPMF era importante para a saúde e para os programas sociais.

O levantamento mostra mais uma vez o distanciamento das classes populares das reivindicações da classe média. Caberá agora à oposição conseguir recursos para saúde e programas sociais para não ser vista pela população como “vilã”.

O Brasmarket ouviu 839 pessoas na cidade de São Paulo nos dias 20 e 21 de dezembro. A margem de erro do levantamento é de 3,5%.”

 

 

OPINIÃO CLAUDEMIRIANA: A pesquisa citada na nota foi feita, relembre-se, na capital do Estado mais rico do país. E deu o resultado que deu. Imagine se fosse realizada, por exemplo, num município do interior do Brasil. Inclusive São Paulo. Deu pra perceber?

 

Pois é. Por essas e outras é que imagino que o debate e o noticiário sobre CPMF, assim como outros temas levantados pela mídia grandona (e a que se acha), quase sempre servindo de aspone a alguma “liderança”, do governo ou da oposição, não interessam nada ao conjunto da população.

 

Donde concluo, cada vez com maior convicção, que os veículos de comunicação da mídia grandona (e da que se acha) e até da nem tão grandona estão completamente desconectados da realidade. E, pior, não a percebem. Ou, pior ainda, a percebem e querem mudá-la, dando com os burros n’água.

 

Enfim, a mídia grandona (e até a pequena) influencia cada vez menos a opinião pública. Ao contrário, muito ao contrário do que imagina.

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, outras notas publicadas na página de Etevaldo Dias

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