Câmara de VereadoresCidadaniaCinemaCulturaEducaçãoHistóriaMemóriaPartidosPolíticaTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Cechin concorre?, Felipe e Dalvan, Banda Irmão Leão, Pixote no Lanterninha…

* Na Câmara de Vereadores, duas questões devem monopolizar a semana. Uma é o futuro da Subcomissão de Ética que deve apurar a conduta dos criadores da CPI da Kiss.

* Faz um mês que está essa ronha, por conta da recusa (que parecer do IGAM considerou legal) de Anita Costa Beber, que não quer participar do grupo.

* Do jeito que está, mesmo com solução, a coisa se arrastará até 2014. E com ela vai, também, a credibilidade (que já não é lá essas coisas, convenhamos) do parlamento.

* A outra é o Orçamento da comuna, que deve já ter anunciada as emendas dos vereadores e, eventualmente, dos cidadãos.

* Na área política, o destaque do final de semana foi a presença, em Santa Maria, na sabatina, da senadora Ana Amélia. Em franca campanha política. E insistindo no nome de Sérgio Cechin como candidato à Assembleia.

* O vereador, no entanto, nada respondeu. Aparentemente, é a opinião claudemiriana, quer saber se o partido está meeeesmo com ele – ou ficará sozinho, como os últimos candidatos da sigla na cidade, noves fora José Farret.

* O reitor e o vice da UFSM, Felipe Muller e Dalvan Reinert, respectivamente, vão apresentar à comunidade o relatório de sua gestão à frente da instituição.

* Isso deverá acontecer no dia 12, quinta-feira. A partir das 9 da manhã, Muller e Reinert entregarão publicação com o conjunto de atividades realizados entre 2010 e 2013.

* Mas isso acontecerá depois do vestibular. Este, com seus 44,5 mil candidatos, começa já nesta sexta-feira, se estendendo até domingo, em um punhado de comunas.

* Aliás, a Comissão Permanente do Vestibular (Coperves) está chamando a atenção dos candidatos para, entre outros detalhes, ficarem atentos ao trânsito nos dias do concurso.

* Isso, claro, especialmente para os que farão as provas no campus, em Camobi. A Faixa Nova terá sentido único para o bairro, duas horas antes do início das provas – exceto para a de redação.

* Outra audiência ocorre na Câmara. Será nesta segunda, a partir da 1 e meia da tarde. O tema é a alteração do Código de Posturas, na redação do parágrafo 2º do artigo 164.

* A mudança prevê que animais não mais desejados possam ser encaminhados, por seus próprios donos, para adoção. A atual legislação prevê eutanásia, no caso dos animais não serem adotados.

* A Associação Amigos do HUSM  promove desfile no restaurante Vera Cruz, dia 5 de dezembro, a partir das 8 e meia da noite.

* O evento é organizado com o intuito de tornar reconhecido o trabalho do brechó na UFSM, que arrecada recursos financeiros para o Hospital Universitário.

* Quem quiser mais informações, sobre o desfile ou em relação à associação, pode enviar email para [email protected] ou telefonar para 55-9939-2003.

* Vem aí mais uma edição, a 60ª, do “Cultura na Sedufsm”, tradicional promoção da Seção Sindical dos Docentes da UFSM. E o tema é “Passe livre e as rebeliões de junho”.

* O debate será realizado no plenário da Câmara no dia 6, a partir das 7 da noite. Entre os participantes, Pablo Ortellado e Lorena Castillo, sob a coordenação de Carlos Armani.

* Ortellado é do curso de Filosofia da USP; Lorena é militante da Federação Anarquista Gaúcha e do Bloco de Lutas e Armani é professor no curso de História da UFSM.

* Vem aí o Encontro de Ex-Integrantes da Banda Marcial Irmão Leão, do Colégio Marista Santa Maria. Será no dia 7, no Salão Champagnat, a partir das 9 da manhã.

* Os organizadores estão com alguma dificuldade para contatar muitos dos ex-participantes. Então, vamos dar uma força.

* Há informações disponíveis no sítio do colégio  (AQUI) e até uma imagem no Feicebuqui da escolar, que pode ser compartilhada (AQUI).

*  Será um reencontro para recordar as memórias dos integrantes da banda e, claro, para que eles possam se manter em contato, dá conta a assessoria de comunicação do Colégio.

luneta cesma* Um novo ciclo está começando nesta segunda-feira, no Cineclube Lanterninha Aurélio. O mês de dezembro é dedicado ao “Cinema Nacional – A Realidade Brasileira pelo Olhar Infantil.

* O Ciclo terá comentários feitos por alunos do curso de Serviço Social da Unifra e da UFSM. O filme escolhido para abrir o mês é o longa “Pixote, a lei do mais fraco”.

* A produção de 1981, dirigida por Hector Babenco, mostra a realidade das ruas de São Paulo, onde crianças têm sua inocência retirada ao entrarem em contato com o mundo do crime, da prostituição e da violência.

* Estrelado por Fernando Ramos da Silva e com participação magnífica de Marilia Pera, Pixote recebeu o Prêmio New York Film Critics Awards, EUA), como Melhor Filme Estrangeiro.

* A sessão do filme (confira uma cena, na imagem acima) começa às 6 da tarde, no auditório da Cesma – rua Professor Braga 55. A entrada é gratuita.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Subcomissão não afeta credibilidade da CV. A grande maioria da população não sabe que ela existe. E, dos que sabem que ela existe, muitos são indiferentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo