AssembleiaCâmara de VereadoresCinemaCulturaEducaçãoEleições 2014JudiciárioPartidosPolíticaPrefeituraSanta MariaSaúdeTrabalhoTragédiaUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Tarso e o PT, Supremo e eleições, decisão da UFSM, magistério, Andresito…

Tarso na cidade também papeou com militantes do PT, na noite passada (foto Feicebuqui)
Tarso na cidade também papeou com militantes do PT, na noite passada (foto Feicebuqui)

* Fora da agenda oficial, iniciada na noite passada e que tem uma porção de compromissos previstos para esta quinta, Tarso Genro teve tempo para seu partido.

* Nesta quarta, na Câmara de Vereadores, ele papeou com militantes petistas de toda a região central, reunidos numa plenária bem apropriadamente convocada para ter a presença do governador.

* Não precisa ser exatamente um bidu para adivinhar o tema que permeou todas as discussões dos petistas: sim, a tentativa de reeleição de Tarso e Dilma Rousseff. Ele cá, ela lá.

* Um julgamento que a muitos poderia parecer enfadonho pode ser fundamental no pleito de 2014. O Supremo Tribunal Federal decide sobre Ação de Inconstitucionalidade impetrada pela OAB, ainda em 2011, contra o financiamento privado de campanha.

* Os primeiros votos foram conhecidos na tarde passada. Joaquim Barbosa e Luiz Fux concordaram com a inconstitucionalidade da doação de empresas para candidatos e partidos.

* Nesta quinta se conhecerá também a posição de José Dias Toffoli, que já indicou ter o mesmo pensamento de Barbosa e Fux. Mas, creia, isso não termina tão cedo. Já se sabe que o quarto votante, Teori Zavascki pedirá vista. Logo…

* Pelo que se depreende do Boletem Legislativo 77/2013, que traz a Ordem do Dia para a sessão desta quinta, na Câmara de Veredores, o assunto será único.

* Sim, será votado, pelos edis, o projeto de Orçamento da comuna para 2014, que prevê receitas e despesas na ordem de R$ 530 milhões. O número de emendas já foi desidratado e são agora 49.

* Palpite claudemiriano: os edis tendem a votar em bloco todas as emendas. E há escassas chances (se é que existem) de alguma não ser aprovada.

Conselho Universitário decide, enfim, sobre adesão à EBSERH (foto arquivo Sedufsm)
Conselho Universitário decide, enfim, sobre adesão à EBSERH (foto arquivo Sedufsm)

* A partir das 2 da tarde, duas importantes decisões começarão a (e terminarão de) ser tomadas pelos integrantes do Conselho Universitário da UFSM.

* Uma é a extensão da Universidade para Cachoeira do Sul. Tende a ser aprovada, são  os indícios disponíveis e, assim, a cidade vizinha também terá cursos da instituição.

* Outra, e que também, segundo todas as indicações, deverá ser chancelada é a adesão da UFSM à empresa pública gestora dos hospitais universitários, a EBSERH.

* A medida, considerada crucial para melhorar as condições de atendimento do Hospital Universitário, enfrenta forte oposição dos sindicatos vinculados à UFSM.

* Desde os tempos da criação da empresa estatal, proposta pelo Governo Federal, sindicalistas docentes e técnico-administrativos fazem mobilizações contra. Nesta quinta, enfim, se decide tudo, no âmbito local.

* Ainda na área de Educação e trabalho, vale anotar uma decisão tomada pela Assembleia Legislativa, em sessão desta quarta-feira.

* Os deputados, de forma unânime, aprovaram projeto que garante o abono de faltas dos professores e servidores de escolas estaduais que fizeram greve nos anos de 2008, 2009, 2010 e 2013. O projeto discrimina 72 datas em que ocorreram atividades de mobilização.

* Valdeci Oliveira, líder do governo, garante que a proposta aprovada  também respeita o cumprimento de 200 dias letivos e 800 horas/aula.

* O registro foi feito originalmente pelo Diário de Santa Maria, em sua versão online, e vale reproduzir. No caso, foi a confraternização acontecida no HUSM, na tarde passada, e que reuniu cerca de 40 sobreviventes da tragédia da Kiss.

* O festerê, informa a REPORTAGEM, foi organizado pela equipe do Centro Integrado de Apoio às Vítimas de Acidentes, que prestou serviços de fisioterapia aos sobreviventes.

* De acordo com o presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes, Adherbal Ferreira, citado no texto a ação, que a todos emocionou, foi uma surpresa, tanto para ele, como para  os sobreviventes.

* O sítio recebeu email assinado pelo presidente do PSB, Paulo Ritta. Nele, o dirigente faz reparos (e fez bem, diga-se) a notas publicadas aqui na madrugada passada.

* Na verdade, o próprio Ritta, e também Célia Horquem, não foram nomeados agora, mas já estão ocupando há algum tempo os cargos de adjunto da secretaria de Desenvolvimento Econômico e chefe de gabinete da pasta de Relações de governo, respectivamente.

* Já a terceira militante citada, a enfermeira Evanir Mello, esta sim, está acordada a nomeação para uma coordenação da Secretaria de Saúde. Mas a portaria ainda não saiu.

luneta cinema* A atração desta quinta-feira, da Mostra Internacional de Cinema de Santa Maria, é o filme argentino “Buscando al Comandante Andresito” (ilustração ao lado), e que tem a direção de Camilo Gómes Montero.

* A exibição começa às 8 da noite, no auditório da Cesma, na rua professor Braga 55, e será seguida de debate comum representante do filme.

* O evento, uma promoção pioneira da ONG Santa Maria Vídeo e Cinema continua na sexta e, para conferir os filmes já exibidos e também o que ainda vêm por aí, basta clicar AQUI .

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo