ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. O tamanho real das correntes do PT

A posse dos novos Diretório e Executiva do PT santa-mariense, no início da semana, consolidou o que se formou nas urnas internas, em 10 de novembro. Isto é, o controle político da agremiação, em Santa Maria, pelos próximos quatro anos, da corrente PT Amplo e Democrático, liderada pelo deputado federal Paulo Pimenta.

Uma olhada rápida na relação dos integrantes do Diretório e da Executiva confirmam esse entendimento. São seis na executiva – inclusive o presidente Sidinei Cardoso Pereira, o 2º vice-presidente, o secretário geral e outras três secretarias.

Às demais correntes ficaram com os outros cargos, sendo um deles, o de líder da bancada, hoje Jorge Trindade, rotativo. Os demais são ocupados pelo PT de Lutas e de Massas (PTLM), do secretário de Justiça Fabiano Pereira, através do vice-presidente Tiago Pereira e mais uma secretaria; pela Unidade na Luta Democrática (ULD), do deputado Valdeci Oliveira, com dois postos (duas secretarias); e pela Articulação de Esquerda (AE), com uma secretaria.

A mesma correlação de forças se repete na formação do Diretório Municipal. Este tem 34 integrantes. Um deles, obrigatório, o presidente. Outro é, de novo, o líder da bancada do partido na Câmara – que muda a cada ano.

Nessa instância, o PT Amplo tem 17 cadeiras. Ao PTLM couberam nove e à ULD seis. A AE tem os outros dois integrantes. Resumindo: nada é decidido sem a concordância da corrente pimentista.

Findo o processo eleitoral petista, que já se apronta para as duas próximas eleições, há um fato novo, no interior do partido: desapareceu, pelo menos no que toca aos cargos, uma das mais importantes correntes em âmbito estadual: a Democracia Socialista, do deputado Raul Pont. No seu campo político, aqui ela foi praticamente engolida pela AE.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo