PREPARE-SE. Mapeamento digital permitirá sistema mais preciso das informações cadastrais dos imóveis
O trabalho demora um ano, segundo o contrato assinado nesta quarta entre a prefeitura e a Geomais Tecnologia, contratada via licitação, e com recursos do Banco Mundial. Mas, ao final deste, a prefeitura terá um cadastro bem mais elaborado de todas as informações sobre os imóveis de Santa Maria.
O que isso permitirá? Bueno, uma das deduções óbvias do editor é a possibilidade de recolocação dos imóveis para fins de pagamento de IPTU. Mas, com certeza, não é apenas para isso que serve o que foi contratado agora. Mais detalhes de tudo você tem no material produzido pela assessoria de imprensa da Prefeitura, com foto de João Vilnei. A seguir:
“Prefeitura vai implantar um inédito sistema de informações cadastrais baseado em um mapeamento digital do imobiliário urbano
Se o aparelho de GPS é o guia de motoristas, se o Google é o instrumento de pesquisa imediata e confiável, se a internet é o ícone da revolução tecnológica, então a modernização é fator decisivo para a gestão com eficiência. Nisso, a Prefeitura apresentou na manhã desta quarta-feira (18), o projeto de implantação de um Cadastro Técnico Multifinalitário que dá continuidade ao levantamento aerofotogramétrico financiado pelo Banco Mundial. Nesta etapa, o processo pode ser entendido como um sistema de informações que integra dados diversificados e de registro da propriedade imobiliária, feito de forma descritiva, constituindo-se desta forma em um veículo ágil e completo para respaldar políticas públicas sustentadas e fornecer informações detalhadas e confiáveis ao cidadão.
“Trata-se do mais notável instrumento de planejamento, gestão e organização de políticas públicas a partir da implantação de um banco de informações cadastrais a ser disponibilizado pela internet”, disse o Prefeito Cezar Schirmer ao assinar o contrato de prestação de serviços com a empresa que fará um levantamento cadastral, conversão de dados, elaboração de uma nova planta de valores genéricos (PVG), capacitação de pessoal, implantação e suporte para gestão de dados em sistema de geoprocessamento.
Antecedendo a assinatura do contrato, o diretor da empresa Geomais Geotecnologia, Rafael Carlos Thiesen, informou que nenhum município no RS tem ainda uma estrutura como a que Santa Maria vai implantar e apresentou a descrição dos serviços que serão realizados a partir de janeiro até setembro de 2014. Após a capacitação e treinamento, uma equipe de campo fará o levantamento de casa em casa, com a medição de imóveis e coleta de informações que configurarão os mapas digitais que estruturarão o Sistema de Informações Geográficas (SIG), base do geoprocessamento aplicado ao Cadastro Imobiliário e ao Plano Diretor Municipal…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Tres milhos e trezentos mil… Uns 11 reais por morador.
DEpois que levantarem quantos metros quadrados poderemos ver quanto custou por área..
Centavos de aumento do IPTU e se recupera o “investimento”, mais grana que vai para empresa de fora, como se em Santa Maria nao tivesse quem pudesse fazer.
Somos bons em contratar gente d fora e quanto mais de fora, muito melhor. Estranho nao ser empresa espanhola.
Eu terei beneficios, faz anos que peço revisão pois me cobram por área construida um pedaço do terreno,
com o novo cadastro e medição irão medir tudo e poderei pedir o atrasado. Nunca adiantou dizer que a planta apresentada indica área menor… quando o erro é bom, ninguem conserta… bom para arrecadação.