SOCIEDADE. Na estreia, Atílio Alencar e uma visão peculiar sobre as causas da violência no estádio de SC
“…No entorno dos estádios, inflamados pela rivalidade lucrativa dos grandes times, aqueles pequenos chistes cotidianos e as trocas de ofensas aparentemente leves transformam-se em pancadarias épicas, muitas vezes indiferentes ao resultado da partida. Na melhor tradição romana, o bom espetáculo necessariamente termina em sangue derramado.
Enquanto isso, o discurso empresarial – coincidente com o estatal – repete ao fim de cada tragédia a impressão de que tudo não passa de um caso isolado. É preciso identificar os culpados, bani-los da festa e continuar o jogo. Bola pra frente.
As raízes da violência, entretanto, permanecem intocadas: o tráfico de influências e a politicagem envolvendo cartolas e torcidas organizadas; os interesses de empresas patrocinadoras acima da história dos times; a relação obscena e escancarada entre a ”
CLIQUE AQUI para ler a íntegra de “Violência no futebol: barbárie ou banalidade?”, de Atílio Alecar, colaborador deste sítio a partir desta semana. Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria, atualmente trabalha com gerenciamento de mídias sociais e colabora com veículos de comunicação livre. Suas opiniões e críticas exclusivas estão disponíveis neste sítio todas as quartas-feiras
Mais um intelectual de esquerda. Mais do mesmo.