ColunaPolítica

BARRACO DA ALEMOA. Frida Zenkalo e o vereador que terá o nome no Guinness. Ah, e tem as músicas

Barraco da AlemoaVereador para o ‘Guinness Book’

O vereador João Kaus (PMDB) pode ser indicado ao livro dos recordes (Guiness Book). É o primeiro caso de um representante público, parlamentar, a afirmar que os professores não devem ensinar “cidadania” aos seus alunos. Mmmm! O que será que o parlamentar aprendeu nos bancos escolares?

Rita Lee manda recado ao prefeito

Depois que o jornal A Razão divulgou pesquisa mostrando que as maiores dificuldades são no setor de saúde do município, a cantora Rita Lee mandou um recadinho a Cezar Schirmer e a seu vice, o médico José Haidar Farret:

“Me cansei de lero-lero
Dá licença mas eu vou sair do sério
Quero mais saúde.
Me cansei de escutar opiniões
De como ter um mundo melhor…”

Secretário sensível e poético

E nas redes sociais têm se propagado críticas a um secretário de município, que às vezes age de forma pouco delicada com pessoas da comunidade, que reclamam de problemas da comuna. Dia desses, na RBS TV, o secretário deu uma atropelada na repórter que o entrevistava. Mas, isso não faz dele uma má criatura. E para provar sua sensibilidade, enviou um pedido de desculpas em forma de canção, inspirado na jovem Maria Bethânia.

Eu sei que eu tenho jeito, meio estúpido de ser

E de dizer coisas que podem magoar e te ofender

Mas, cada um tem o seu jeito próprio, de amar, e de se defender”

Palavras são palavras, e a gente nem percebe

O que disse sem querer.”

OBSERVAÇÃO: as notas acima foram publicadas originalmente em “Barracos da Alemoa” do ano passado. Frida ZenKalo está em férias.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. Por favor!!!!! Como não educar um aluno para o exercício da cidadania.Como não prepará-lo para exercer a cidadania? trabalha-se para não termos vereadores como esse senhor. Uma matriz curricular não é só formada,pelas disciplinas de português e matemática.Temos as disciplinas de História,Geografia,línguas estrangeiras ,educação artísticas que são importantíssimas para o pleno desenvolvimento do aluno.Disciplinas que trabalham o pensamento crítico do aluno.Cidadania trabalha-se no dia a dia do aluno.Portanto, deve-se sim ,ser trabalhada nas escolas..

  2. SR.GEF gostaria de saber se o senhor é professor pois parece que não tem nenhum conhecimento de educação.Vou explicar:a educação é um processo onde todos os conhecimentos tem a mesma valia, cada um com sua forma,não existe um conhecimento mais importante do que outro,quem pensa assim não entende educação.Quanto as escolas se estão com problemas em sua estrutura isso já vem de governos anteriores e que no atual estão sendo recuperadas.Quanto ao salário o atual governo está dando 76,68% de reajuste em quatro anos enquanto o governo Ieda deu apenas 6% em quatro anos,e o governo Rigotto deu apenas 8% em quatro anos.

  3. Fui professora por 28 anos e sou totalmente contrária ao ensino da tal “cidadania”.
    No meu entender, não passa do avesso da antiga Educação Moral e Cívica, e sendo assim, tão danosa quanto.
    Cidadania de verdade é capacitar pessoas através de escolas de qualidade, com conteúdo formador,sem o ranço de pseudo-ideologias ultrapassadas – de direita ou de esquerda – que se prestam tão somente ao uso político-partidário.

  4. Em que contexto o vereador disse isto? Não tenho procuração para defender ninguém e nem quero. E o que deve ser ensinado nos bancos escolares dá um bom debate. A qualidade de ensino no RS já não é a mesma. Os alunos acabam aprendendo muito pouco português e quase nenhuma matemática. Assuntos que irão fazer uma enorme diferença na maneira que os alunos irão ganhar a vida no futuro. E aparece um gênio que descobre que a solução de todos os problemas da sociedade se resolvem com educação. E aparece um zé mané que acha que deve ser ensinado finanças na escola. O zé arigó acha que deve ser ensinado direito do consumidor. Os inteligentes acham que deve ser ensinado “cidadania” (conceito que cabe muita coisa). E as escolas continuam caindo aos pedaços, os professores não recebem treinamento adequado e, pior, um salário vergonhoso.

  5. Um comentário destes vindo deste nobre vereador não me surpreende nem um pouco, e pensar que queriam colocá-lo de presidente do Legislativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo