CONGRESSO. Sabe a ‘Lei da Kiss’? Ainda demora
Que houve um bom trabalho dos parlamentares, e havia dois bem conhecidos no grupo (o presidente Paulo Pimenta e um dos relatores, Nelson Marchezan Jr), ninguém duvida. É uma legislação boa, de prevenção de incêndios, que baliza nacionalmente a questão. Também não se discute o esforço pessoal empreendido para que o projeto resultante daquele trabalho já tivesse sido votado.
Tudo isso, porém, adianta pouco diante do regimento interno da Câmara dos Deputados e de… Bem, para saber mais, inclusive por que será difícil uma votação rápida da chamada “Lei da Kiss”, acompanhe material produzido pelo sítio especializado Congresso em Foco. A reportagem é de Mario Coelho, com foto de Fernando Frazão, da Agência Brasil.
“Câmara começa 2014 com pauta trancada no plenário…
… Em 27 de janeiro de 2013, o Brasil acordou com uma tragédia que resultou na morte de 247 pessoas e em mais de 100 feridos. O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), gerou comoção nacional, investigações pela polícia e pelo Ministério Público e em até um projeto de lei com regras nacionais de segurança por uma comissão externa da Câmara. No entanto, apesar de pronto para a pauta desde junho do ano passado, não deve ser votado tão cedo por conta de uma realidade que dificulta os trabalhos da Casa há meses: a pauta trancada por propostas com urgência constitucional.
Pela Constituição Federal, o presidente da República pode requerer a urgência de qualquer projeto em tramitação no Congresso. A partir do pedido, o texto passa a trancar a pauta caso não seja votado em até 45 dias. No segundo semestre do ano passado, a presidenta Dilma Rousseff fez isso em seis oportunidades. Destas, cinco já impedem a votação de matérias que não sejam medidas provisórias ou propostas de emenda à Constituição.
Uma das matérias que não consegue ser votada é o Marco Civil da Internet, em discussão desde 2012. As polêmicas envolvendo o texto, que inviabilizaram a análise até agora, continuam as mesmas: a neutralidade da rede e a instalação de datacenters no país. Também aguardam votação no mesmo regime outras quatro propostas. A primeira é a que destina a multa adicional de 10% por demissão sem justa causa para o programa Minha Casa Minha Vida. Atualmente, este percentual é depositado na conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Depois da lei da transparência, muitas instituições criaram sites para disponibilizar a informação. Geralmente é disponibilizada de forma pouco amigável, para não dizer inútil e desorganizada.
O processo legislativo sempre foi complicado. Quem quizer olhar o designado projeto de lei da Kiss vai encontrar um monte de projetos apensados e difícil é descobrir o que está valendo.
O marco civil é mais fácil. O relator apresentou novo relatório no final do ano passado e muito do que tinha sido acrescentado acabou sendo retirado ou modificado.