Santa Maria

CORSAN. Prefeitura de Sta Maria não assina contrato e perde R$ 119 milhões destinados para saneamento

POR MAIQUEL ROSAURO

A Prefeitura de Santa Maria disse NÃO à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e, desta forma, deixou de assinar convênio de R$ 119,1 milhões destinados ao saneamento básico do município. A verba, ao que tudo indica, deverá ser disponibilizada para outros municípios.

O recurso, proveniente do PAC 2, iria beneficiar mais de 5,1 mil ligações de esgoto em 11 bairros e vilas de Santa Maria nas regiões Oeste, Sul e Norte.

O Diário de Santa Maria publicou em seu site uma matéria sobre o tema. CLIQUE AQUI para ler.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

18 Comentários

  1. Não assinando o convênio com a Corsan ,SANTA MARIA PERDEU a verba que garantiria o subsídio para a construção de 80 % de cobertura de rede de esgoto oferecida pelo governo Federal!
    O Prefeito sustenta que a Corsan está tentando se valer do recurso, obtido junto à União, como forma de antecipar a renovação do contrato.
    Mas será que a renovação do Contrato com a Corsan é algo que realmente prejudicará a população à ponto de negar a construção de 80% de rede de esgoto aos que necessitam?
    Decisões à parte, quem já andou pelos bairros pobres da cidade sabe que a situação é lastimável! Realmente tem muito esgoto a céu aberto! E pelo jeito isso vai continuar por tempo indeterminado…
    ENQUANTO isso, a verba vai para outra cidade…

  2. Seria interessante ver os textos do convênio e do Plano de Saneamento. Cm surpresa descobri que fora entregue dia 20 de dezembro de 2013, poucos dias depois da audiência publica e três dias após um texto ser divulgado noite da prefeitura para sugestões… O documento esta ainda disponível sem parte dos resíduos.

  3. Eu sempre acreditei na humanidade. Ela é em si mesma, boa. Más são algumas pessoas, que confirmam apenas a regra geral. E a prova disso é o comentário da sra.(srta.?) Estela. Uma visão límpida e transparente. Sou contra, mas acho que… Assim é que se fazem debates. Parabéns. Claudemir (ou Maiquel), vocês poderiam pedir para a Corsan disponibilizar o texto do convênio proposto à Prefeitura, assim tudo se tornaria claro e transparente. Afinal, convênio é um instrumento público, e portanto nada impede sua divulgação. Será que eles topariam?

  4. Sou totalmente opositora a este desgoverno. Mas como não sou uma opositora cabeça-oca, quero acreditar que o prefeito não é tão louco assim para, no meio de um governo totalmente desacreditado, aprontar mais uma. Com certeza esse contrato é uma ‘venda casada’. Daí a recusa dele. Tenho que admirar a atitude de um prefeito desacreditado e que não aproveitou da situação da expressão ‘milhões de reais’ pra jogar pra torcida.

  5. Belo cavalo paraguaio a oposição (PT) conseguiu criar! Todo mundo só pode achar que o prefeito é louco, mas, respondendo aos srs. Leonel e Elton, eu sei o que está escrito. É o que está em meu comentário abaixo. Para bom entendedor meia palavra basta. Mas reforço: os recursos só irão começar a serem aplicados em 24 meses. Portanto, se não for a Corsan a renovar o contrato, de verdade nada, mas nada mesmo, vai ser feito porque a Corsan não vai aplicar dinheiro de empréstimo em local que ela não vai mais arrecadar. E temos uma eleição para o governo do estado que os amigos do PT vão dizer em alto e bom som: “NÓS investimos 119 milhões em Santa Maria!” Como dizia um comentarista da rádio antiga, “pennsemm nisso e boa tarde!!”

  6. Por que o valor pra ser liberado precisaria renovar o contrato com a Corsan? Por que o governo federal não liberou o dinheiro sem essas clausulas? Interesse de alguém do governo?

  7. É inacreditável o que está acontecendo na nossa cidade, a única na região a conseguir um investimento nessa magnitude e o majestoso e vergonhoso prefeito joga tudo no lixo. LAMENTÁVEL!

  8. O trio Xirme/Farret/Tubias vai transformar Santa Maria num esgoto só, a exemplo de seu “governo”.
    Inconcebível, inacreditável!
    E os CCs da UAC, Luiz Figueiredo, Adelar e Rodrigão, não vão convocar a população pra uma manifestação defronte o palacinho?
    E a Câmara de Vereadores, serve pra quê mesmo?
    Sim, esse governo é um esgoto!

  9. O que Santa Maria fez pra merecer um prefeito perdedor de recursos justo em um dos momentos mais difíceis da sua história?

  10. Mais uma derrota para Santa Maria em menos de 1 ano, mais uma derrota do governo Schirmer…ACORDA SANTA MARIA! PMDB NUNCA MAIS!

  11. Os senhores sabem o que esta escrito no contrato? Os senhores sabem o que seria a renovação deste contrato para o futuro de de Santa Maria? Quem souber fundamente o comentário, senão é melhor calar do que passar por …

  12. Foram 4 ou 5 tentativas da Corsan, e todas esbarravam nos parágrafos 1 e 2 da cláusula segunda! Peçam para a Corsan disponibilizar a minuta do contrato e leiam! Ou será que eles não se animam a fazer isso? Será porque lá tá escrito “…contratação da Corsan observará o procedimento de dispensa de licitação, nos termos …”? Ou “…regularização, por parte do Município, da prestação de serviços na área do abastecimento de água e esgotamento sanitário, como também, ….”? Ou ainda o Parágrafo único da cláusula terceira: “A regularização da prestação de serviços, indicada no Inciso IV é condição sine qua non para efetivo início do objeto do financiamento captado…””…bem como condicionante para fins de primeiro desembolso e efetiva execução do financiamento.” Alguém em sã consciência assinaria algo do tipo?

  13. Pois é…aconteceu o previsível. Sem entrar no mérito dessa “masturbação técnica-política”, quem sai perdendo é a população santa-mariense. Mas, como saneamento básico não dá voto a ninguém, essa queda de braço entre Executivo Municipal e Governo do Estado já tem três perdedores: primeiro o munícipe, que vai continuar sem projeto de esgotamento sanitário por muito tempo. Segundo o Executivo Municipal, com mais uma derrota orquestrada e estratégica, e terceiro o Governo do Estado, onde certamente a importante concessão da Corsan não será renovada em setembro de 2016, pelo Executivo local.
    Continuamos pensando e sendo tratados como um município de segunda categoria. Os nossos políticos e gestores (salvo raríssimas exceções), não conseguem fazer a boa política do sistema Republicano. Mas, penso que o Executivo Municipal, apesar do desgaste importante, teve bons motivos para não assinar esse convênio, pois ninguém, literalmente, colocaria 119 milhões de reais “por água abaixo”.

  14. Para a CORSAN, o Prefeito simplesmente disse NÃO. No entanto, para os Santa-marienses a justificativa terá que ser fundamentada. Muito bem fundamentada. Alô, Câmara de Vereadores…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo