POR MAIQUEL ROSAURO
Garantidas as regras do sítio, de civilidade (a crítica pode ser forte ou não, mas sem ser ofensiva, por favor), você é que decide o assunto, afinal de contas. Ah, e o que está no título é somente uma sugestão. Nada mais.
AQUI NÃO TEM NOTA ALGUMA, SÓ O TEU COMENTÁRIO. APROVEITE!
19 milhões fariam muito, mas o problema é bem maior, perder dinheiro é torpeza, mosqueada, rateada,… Que deveria ser averiguada pelo conselho de saúde…
Eu apresentei sugestões a longo prazo… Pois esta geração esta perdida, por isto investimento em prevenção.
Pelas entrevistas do Farret político é isso daí mesmo administrar com o que têm no quadro de funcionários e estrutura, não tem o que fazer…o dr Farret médico foi eleito no primeiro mandato como profundo conhecedor da secret. era o homem forte do prefeito para resolver os problemas da saúde e tudo só piorou….não vejo na minha humilde opinião,nesta atual administração força ou vontade política para as mudanças mínimas e pontuais se não vejamos,NÃO È de hoje a falta de projetos e perca de verbas e nada se faz é como se fosse algo normal,triste….
Só se precisa de uma coisa, O PREFEITO RENUNCIAR, todos os problemas serão resolvidos!
Falta COMPETÊNCIA para esta administração.Não só na saúde,na educação também.
Acho que os amigos Kiko e Juliano não sabem que o dinheiro estava ai 19 milhões foi perdido, e o esgoto cloacal é com a prefeitura, se não fosse a imcompetencia desta famigerada administração, vamos só torcer que acabe estes três anos e que eles não se eleja mais nem para sindico de prédio.
Cobrar da CORSAN o saneamento, forte investimento em educação sanitária para que as crianças saibam tudo sobre prevenção e dinheiro de verdade na saúde, investimento em prevenção.
Parar com tanta viagem do schirmer que deveria administrar aqui.
EIXO PRINCIPAL DE AÇÃO
• PRIORIDADE 1: CRIAÇÃO DE UNIDADES REFERENCIAIS DE SAÚDE NAS REGIÕES DO MUNICÍPIO, DISPONIBILIZANDO O ACESSO A REALIZAÇÃO DE EXAMES DE BAIXA COMPLEXIDADE.
AÇÃO: Criar em cada uma das regiões (Norte, Sul, Leste e Oeste) Unidades estratégicas de saúde, nas quais os usuários poderão usufruir da realização de exames simples, como Radiografia, Eletrocardiograma e Hemograma. Sugestões: UBS Wilson Noal – Leste; UBS Ruben Noal– Oeste; UBS Kennedy – Norte; UBS Oneyde de Carvalho – Sul.
o OBJETIVO: Desobstruir as unidades onde estes serviços estão centralizados, ofertando-os em unidades estratégicas próximas das áreas de residência do usuário, assegurando disponibilidade, acesso e celeridade no atendimento.
• PRIORIDADE 2: ASSEGURAR A DISPONIBILIDADE DE MEDICAMENTOS NAS UNIDADE BÁSICAS DE SAÚDE.
AÇÃO: Buscar, através de técnicas de estudo e planejamento, levantar as necessidades de medicamentos nas unidades básicas e ESF’s e evitar, por meio de rigoroso controle de disponibilidade, que não haja falta de medicação; Com base nos estudos, prover compra de medicamentos em quantidade suficiente à atender a demanda populacional.
o OBJETIVO: Disponibilizar aos usuários do sistema único de saúde no âmbito do município medicamentos básicos ao tratamento de doenças cujo diagnóstico e profilaxia são iniciados e realizados na rede de atendimento básico.
• PRIORIDADE 3: AMPLIAR A CAPACIDADE DE ATENDIMENTO DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO E MANTER PERMANENTE CAPACITAÇÃO.
AÇÃO: Seleção, por meio de concurso público, de médicos para atuarem junto às unidades de saúde, sobretudo nas áreas de Clínica Geral, Pediatria e Odontologia, bem como oferecer capacitação em caráter continuado aos profissionais.
o OBJETIVO: Assegurar o acesso da população à rede básica de atenção, ampliando a sua capacidade e cobertura.
• PRIORIDADE 4: FORTALECER, SIMPLIFICAR E FACILITAR O ATENDIMENTO NAS UNIDADES CENTRAIS DE REFERÊNCIA E DIAGNÓSTICO.
AÇÃO: Desburocratizar o sistema de acesso à saúde nas unidades centrais de referência (Centro de Diagnóstico Nossa Senhora do Rosário e US José Erasmo Crossetti), possibilitando maior facilidade de acesso do cidadão usuário às especialidades ali oferecidas, bem como ampliar a gama de especialidades e a capacidade instalada destas unidades.
o OBJETIVO: Disponibilizar ao paciente maior vantagem qualitativa e quantitativa dos serviços oferecidos nestas unidades referenciais, possibilitando, assim, menor tempo de espera pelos atendimentos e realização de exames de média complexidade.
• PRIORIDADE 5: IMPLANTAR O SISTEMA ELETRÔNICO DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS.
AÇÃO: Instituir no município o sistema de marcação de consultas por telefone e/ou internet, para consultas a serem realizadas nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família, por meio de uma central de agendamento e através de controle sistemático.
o OBJETIVO: Evitar a aglomeração de filas nos postos de saúde durante as madrugadas, sobretudo no período do inverno, a fim de assegurar que o cidadão usuário tenha garantido o seu atendimento, sem a necessidade de retornar à unidade outras vezes para tentar conseguir ficha de atendimento; possibilitar ao usuário, em caso de necessidade de retorno ao médico, agenda-lo na própria unidade de saúde.
• PRIORIDADE 6: MONITORAR O FLUXO DE ATENDIMENTO NAS UNIDADES DE SAÚDE.
AÇÃO: Acompanhar o fluxo de atendimento nas unidades básicas de saúde, nas diferentes áreas e especialidades de atendimento.
o OBJETIVO: Conhecer a real demanda de atendimento do município e saber se esta é compatível com a capacidade instalada de atendimento, para cientificar-se da situação atual e da necessidade de ampliação ou construção de novas unidades de atendimento.
• PRIORIDADE 7: INVESTIR NA ADEQUAÇÃO E MELHORIA DAS INSTALAÇÕES DE TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE.
AÇÃO: Verificar a situação real de cada uma das unidades de saúde do município e levantar quais pontos são mais urgentes de solução; Traçar um plano de ação para a readequação e melhoria dos postos de atendimento.
o OBJETIVO: Adequar o atendimento oferecido pelas unidades, no que tange à infraestrutura e equipamentos, aos parâmetros do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária, garantindo perene qualidade no atendimento prestado.
• PRIORIDADE 8: MELHORAR O SERVIÇO PRESTADO PELAS UNIDADES DO SAMU.
AÇÃO: Buscar parcerias com os governos federal e estadual, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa do RS para a implantação de unidade reguladora do SAMU no município; ampliar a capacidade de atendimento do serviço, através da aquisição de novas ambulâncias e/ou contratação de motoristas treinados para este tipo de serviço.
o OBJETIVO: Evitar demoras no atendimento prestado, aumentando a chance de sobrevida dos usuários, além de maior e melhor facilidade de acesso ao socorro.
• PRIORIDADE 9: AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE DE ATENDIMENTO DAS UNIDADES DE EMERGÊNCIA.
AÇÃO: Verificar a capacidade e a qualidade do serviço prestado pelas unidades de atendimento de urgência e emergência, bem como o estudo da necessidade de instalação de nova(s) unidade(s) que preste este tipo de atendimento em Santa Maria.
o OBJETIVO: Disponibilizar e assegurar a prestação de atendimento médico nos casos de urgência e emergência, evitando demoras e garantindo atendimento com qualidade.
• PRIORIDADE 10: INSTALAÇÃO DE PRONTO SOCORRO DE FRATURAS MUNICIPAL.
AÇÃO: Junto ao Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde, procurar apoio necessário para a instalação de um pronto socorro de fraturas do município.
o OBJETIVO: Desafogar a UPA oferecer ao cidadão usuário o serviço de traumato-ortopedia emergencial, com qualidade e rapidez; firmar parceria com o Hospital de Caridade Alcides Brum para a realização de cirurgias de urgência e emergência nestas especialidades, para os pacientes que buscam o primeiro atendimento junto ao Pronto Socorro.
unidades básicas aberta e com atendimento 24h por dia
Comprometimento com o tal fazer mais e melhor… os nossos administradores precisam entender que é preciso colocar lá dentro gente capacitada, que saiba fazer projetos para aproveitar os recursos, senão vai ser sempre essa fiasqueira que foi a perda de muitos milhões. O pessoal daqui precisa aprender o que diz a secretária de saúde de uma cidade próxima a Santa Maria. Dinheiro tem para a saúde, basta ter projeto, gente que saiba fazer e que esteja disposta a trabalhar bastante. Enquanto só entulharmos CC para agradar os cupinchas, vai ser sempre, como disse o amigo ali em cima, essa papagaiada…
Pra começo de conversa, seria preciso defenestrar da prefeitura o trio Xirme, Farret e Tubias.
Sem esse pré-requisito, nada muda.
Depois desta papagaiada que conseguiram fazer perdendo todo esse dinheiro, é muito dificel consertar, agora só resta o povo sofrer mais mais três anos.
No primeiro mandato, já dava para notar que somente terminariam o que já havia iniciado. Nem isso conseguiram. O que se nota é que não há projetos e prova é que tiveram de devolver verbas da saúde, que diga-se não só essa. Terminou a conversa mole do “prefeito determinou”.
Como diria aquele lendário personagem do Chico Anisio, o Justo Veríssimo, “pobre têm que morrer”.
É preciso que as pessoas parem de ficar doentes, pombas. Mania desse pessoalzinho de gostar de fila, de pronto-socorro. Como gostam de falar no PA do patronato. Enchem a boca quando se referem ao UPA. Paracetemol e ruvastatina de graça fazem um bem danado.Já fez tua carteirinha do SUS, Claudemir?