HistóriaSanta Maria

HISTÓRIA. Acervo de A Razão será digitalizado

POR MAIQUEL ROSAURO

Uma excelente notícia para Santa Maria. O acervo do jornal A Razão será digitalizado. O local é um dos principais pontos de pesquisa da história de Santa Maria e região. Quem conhece o acervo, sabe que aquele material não tem preço. Leia abaixo na matéria da jornalista Clotilde Gama:

Acervo de A Razão será digitalizado

O acervo do jornal A Razão será digitalizado. Isso porque o projeto “Implantação de um repositório digital do acervo do jornal A Razão, custodiado pelo Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria”, foi aprovado, este ano, pela Lei de Incentivo à Cultura do Município (LIC –SM). A iniciativa foi da Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (Amarqhist). “O Arquivo tem o privilégio de contar com a coleção do jornal A Razão desde a sua segunda edição impressa em 1934.

É umas das coleções mais pesquisadas, diariamente, por pesquisadores, estudantes, população em geral”, justifica a presidente da Associação dos Amigos do Arquivo Municipal, Clara Kurtz. ”O jornal A Razão constitui-se numa importante fonte de pesquisa sobre Santa Maria, uma vez que registra os fatos acontecidos na cidade e região, desde meados da década de 30 até os dias atuais”, complementou, salientando que “numa pesquisa realizada em 2009, o jornal foi utilizado para pesquisa por 90% das pessoas que procuraram o Arquivo Histórico.

Com a aprovação do projeto, serão comprados os equipamentos necessários para a digitalização do periódico. Para tanto, Clara ressalta e pede que a população colabore, pois, a partir de agora, precisarão buscar os recursos para o patrocínio dos equipamentos, que podem ser destinados através do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Ao todo, a LIC-SM aprovou a captação de R$ 34.750,24. Entre os equipamentos que precisam ser adquiridos está uma máquina que digitalizará as edições do período de janeiro de 1935 a setembro de 1970, quando o jornal era impresso no formato standard, isso é com 44,5 cm de comprimento x 62 cm de altura.

CLIQUE AQUI para ler a matéria completa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo