EducaçãoMídiaSanta MariaTragédia

KISS, 1 ANO. Livro eletrônico a ser lançado domingo, em SM, analisa a cobertura midiática da tragédia

Trabalho, com 18 textos, envolveu 27 pesquisadores de 10 instituições diferentes
Trabalho, com 18 textos, envolveu 27 pesquisadores de 10 instituições diferentes

Começa neste sábado e vai até segunda a primeira edição do Congresso Internacional Novos Caminhos, uma promoção da Associação dos Familiares das Vítimas da Tragédia, com o apoio de um punhado de organizações. São vários os eventos programados (para conferir todos, clique AQUI), inclusive com a participação de profissionais de jornalismo que atuaram na cobertura decorrente de 27 de janeiro de 2013.

Uma das atividades previstas tem muito da academia, mas também pode interessar a mais gente. No caso, o E-book (livro eletrônico) “Midiatização da Tragédia de Santa Maria”. Ele será lançado no domingo, dia 26, às 8 e meia da manhã. Trata-se de uma coletânea de textos que analisa a cobertura midiática e a mobilização social em torno do fato.

São 18 textos que, conforme material enviado pela organizadora, a professora Ada Cristina Machado da Silveira, do programa de Pós-Graduação da UFSM,. Seus autores são 27, dos quais 25 brasileiros e dois atuando no exterior (Argentina e Estados Unidos), e que provêm de dez diferentes instituições de pesquisa acadêmica.

PARA SABER MAIS DO QUE CONTÉM A OBRA, CLIQUE AQUI.

CONFIRA QUEM SÃO OS AUTORES:

Ada Cristina Machado da Silveira (UFSM) (Org.) Adriana Schryver Kurtz (ESPM) Aline Roes Dalmolin (UFSM) Amarildo Luiz Trevisan (UFSM) Andrea Maria Estrada (UBA-Argentina) André Luiz de Oliveira Fagundes Adriana Garcia (Unisinos) Anaiara Ventura (Unisinos) Antônio Fausto Neto (Unisinos, Unifra) Bruno Kegler (UFRGS, UNISC) Carolina Moro da Silva (UFSM) Carlos Sanchotene (UFBA) Carlos Orellana (UFSM) Edileuson Santos Almeida (UFSM) Eliana Regina Fritzen Pedroso Elizabeth Bastos Duarte (UFSM) Gabriela da Silva Zago (UFRGS) Isabel Padilha Guimarães (UFSM) Janayna Barros (UFSM) Laura Fabrício (Unifra) Leandro Lage (UFMG) Liliane Dutra Brignol (UFSM) Marco Toledo Bastos (Duke University-EUA) Maria Helena Weber (UFRGS) Maria Lilia Dias de Castro (UFSM) Noeli Dutra Rossatto (UFSM) Renan Henrique R. F. da Silva (CUVR) Rogério Martins de Souza (CUVR) Sylvia Debossan Moretzsohn (UFF)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Claudemir, mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho em seu blog.
    Acerca do livro, digo o seguinte:
    O assunto Tragédia de Santa Maria, de fato, ultrapassa os limites da cidade, é global. Logo, surgirão livros e mais livros sobre o tema, o que é natural em um Estado Democrático de Direito, em que a liberdade de expressão é a regra. Eu mesmo concluí um, que está em análise nas editoras e que deverei lançar ainda este ano.
    Sendo assim, por óbvio que é positiva a publicação do livro da Professora Dra. Ada Cristina Machado da Silveira, o qual lerei com muita atenção.
    Entretanto, faço, desde já, uma ressalva, que, espero, seja bem compreendida. Não era para constar a foto da Boate Kiss na capa do livro. No meu ponto de vista (que, por óbvio, pode sofrer discordâncias), colocar a foto da boate na capa soa sensacionalista – assim como foi a capa do livro Kiss, Uma Porta Para o Céu, do Lauro Trevisan (este com o conteúdo inteiro sensacionalista e oportunista), que, se não constou a foto da boate, pôs o nome “Kiss”, com o propósito claro do padre e sua editora de vender mais e mais.
    Por óbvio, o livro da Professora Ada não deve ter conteúdo sensacionalista, pelo próprio caráter acadêmico da obra. Assim, no meu entendimento, destoa do propósito do livro a arte-final da capa, que deveria abolir a imagem da Boate Kiss, que causa dor, luto e revolta nos familiares e amigos das 242 vítmas. Talvez uma foto de uma matéria de jornal (Zero Hora ou Diário de Santa Maria, por exemplo), ou outra foto que não seja a da boate, mas que tivesse relação com o tema, fosse mais interessante.
    Espero que minha humilde opinião contribua para publicações cada vez melhores sobre o tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo