Santa MariaTragédia

KISS, 1 ANO. Um longo caminho pela frente, para alcançar a recuperação dos sobreviventes da tragédia

kiss seloA estimativa de tempo é feita com base na experiência histórica da Cruz Vermelha em guerras e catástrofes naturais. Assim é comparada a situação dos sobreviventes da tragédia de 27 de janeiro, em Santa Maria. E dezenas de sobreviventes ainda sofrem com os efeitos do incêndio.

Sobre isso, em uma das várias reportagens que têm publicado a respeito do primeiro ano da Kiss, trata material originalmente publicado no portal Terra. O texto é de Daniel Favero. A seguir:

Santa Maria levará 5 anos para se recuperar da tragédia na Kiss

…A experiência da Cruz Vermelha e dos Médicos Sem Fronteiras, baseadas em guerras africanas e catástrofes naturais apontam que Santa Maria levará ao menos cinco anos para se recuperar da tragédia que matou 242 pessoas na Boate Kiss, na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013.

Após um trauma dessa magnitude, desenha-se uma pirâmide para avaliar os impactos psicológicos do que aconteceu. Na base, estima-se que entre 60 e 70% da população seja afetada de alguma forma pelo que aconteceu, mas consegue superar os efeitos psicológicos com ajuda de familiares e amigos. No meio, entre 20% e 30% precisam de algum tipo de atenção psicológica, mesmo que seja apenas uma conversa. E na ponta, entre 1% e 4% desenvolvem distúrbios, às vezes já pré-existentes, mas não desencadeados, que precisam de tratamento psiquiátrico e medicamentos.

“Ao analisar, a maior parte dessas pessoas (expostas ao que aconteceu em Santa Maria), nós vamos identificar que a grande maioria delas conseguiu, não resolver os problemas, mas encontrar um lugar para essa vivência, que não impede que ela continue a viver. Não se trata de esquecer, de negar, mas de encontrar um lugar na nossa história onde isso faça sentido ou permita que isso siga adiante”, afirma o psicanalista que atualmente coordena o atendimento psicossocial em Santa Maria, Volnei Dassoler…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Caminho longo ainda mais convivendo na rua com responsáveis da tragédia, nao somente da Kiss e grupo musical.
    Convivendo com o prédio.
    Falando nisto a quantas andam a descontaminacao?
    A imprensa falava de centenas de compostos tóxicos e os vizinhos seguem respirando ar que passa ali dentro. O prédio dos fundos fica a poucos metros.
    Os órgãos de saúde e meio ambiente ficam calados, o juiz nem fez reconstrução pelo risco e já se passaram meses e meses e NADA foi feito.
    O famoso laudo nunca foi divulgado, este é o pior tipo de informação, dizem que tem mas nao mostram ao povo o que tem.
    Quem pediu este laudo e porque nao divulga?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo