CulturaEconomiaMeio Ambiente

LUNETA ELETRÔNICA. Retirada da decoração natalina, Barragem do DNOS e capacitações do PGQP

POR MAIQUEL ROSAURO

* A decoração natalina de Santa maria está em fase final de desmontagem. O trabalho é realizado por uma equipe formada por funcionários da administração municipal, com o apoio da Base Aérea de Santa Maria, coordenado por Carmem Pacheco, do Gabinete do Prefeito Cezar Schirmer.

* Segundo a coordenadora, na medida em que são retirados os enfeites são armazenados no Centro Desportivo Municipal (CDM). Carmem ressalta que todos os enfeites, a exemplo do que ocorreu nesta edição, serão reaproveitados para o Natal do Coração 2014, que já começa a ser programado após a Páscoa.

* Nesta edição da festividade foram utilizados um total de um milhão de garrafas PET, principal matéria-prima dos adornos.

* Uma ação conjunta realizada pela Secretaria de Município de Meio Ambiente (SMA) e Associação Santamariense de Esportes Náuticos (Asena), promoveu uma força-tarefa de limpeza nas margens da Barragem do DNOS, localizada no Bairro Campestre do Menino Deus, no final de 2013.

Resíduos retirados da Barragem do DNOS. Foto Prefeitura de Santa Maria / Arquivo
Resíduos retirados das margens da Barragem do DNOS. Foto Prefeitura de Santa Maria / Arquivo

* A operação contou com a participação de servidores da SMA e moradores da micro-região, com coordenação do Gabinete do secretário. Na oportunidade, muitas áreas que estavam em situação de extrema sujeira receberam a ação de limpeza, com recolhimento de lixo e resíduos depositados no local, de forma indevida.

* Da mesma forma, atendendo solicitação da Asena foi instalada uma lixeira comunitária para coleta de resíduos dos moradores e daqueles que frequentam a Barragem do DNOS. Com a participação dos alunos da Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames) também foram instaladas lixeiras de menor porte em frente à residência de moradores da rua que dá acesso à barragem.

* Não só as margens da barragem e a área no entorno do local receberam a limpeza. Através do Projeto Remar, desenvolvido pela Asena, e Grupo Bandeirantes da Serra (GBS) foram retirados resíduos de dentro da barragem.

* O Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) realiza sua primeira capacitação do ano, em Santa Maria, nos dias 20 e 21 de janeiro. Conforme a assessoria de imprensa da Cacism, o professor João Vicente irá ministrar Interpretações dos Critérios de Avaliação (ICA), com 16 horas de duração, e direcionado a pessoas com interesse em conhecer a metodologia do PGQP ou aquelas que pretendem atuar como Avaliador ou Examinador.

* A segunda capacitação, o Curso de Examinador, que também possui 16 horas de duração, detalha as atividades do examinador na avaliação de uma empresa candidata e tem como pré-requisito o curso ICA 2013. Será ministrado pelo especialista em Gestão da Qualidade, Cláudio Luiz Turatto, nos dias 27 e 28 de janeiro.

* As inscrições para ambos os cursos terminam hoje (16), ao meio-dia. Mais informações sobre as capacitações e os valores pelos e-mails [email protected] ou [email protected] ou também pelo telefone (55) 3222-7600, com Ricardo Tier.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo