Caia na rede você também! – por Luciana Manica
Não, definitivamente não! O Facebook não é apenas aquela ferramenta que sua filha se gruda e tem chilique quando perde o sinal da Internet. Comprovado está que grandes marcas tem feito excelente marketing ao utilizar as redes sociais para fins comerciais.
No Brasil, as marcas tops em curtidas e compartilhamentos são Guaraná Antártica, Coca-Cola, Skol, Garoto e Hotel Urbano. Mas na sua cidade já tem gente bombando, seja com promoções especiais, com propagandas criativas, artigos ou informes publicitários.
Então, empreendedor, está mais que na hora de entrar na rede! Seja no Face, Twitter ou YouTube. Dicas, primeiramente, você deve conhecer o seu público e falar a língua deles. Por óbvio, uma marca de roupa para jovens não será formal na comunicação, e associará a mensagem a coisas que atraem sua clientela.
Ok, você divulga apenas no “velho jornal”, atua num ramo tradicional, deve transparecer seriedade e seu alvo compra e lê o diário físico? Entendi. Olha, não estou rogando praga, mas essa galera um dia vai morrer, e a velha guarda já anda antenada na Internet…#ficaadica.
Em suma, a melhor estratégia é ser autêntico, atentar que aquilo que você comunica é realmente o que você faz. Ahh, também ouça seus clientes, o feedback deles é de suma importância. Transmita energia, vivacidade, segurança, sem menosprezar outros valores que são relevantes para o seu negócio, seja privacidade, seriedade, profissionalismo, etc.
Venda o que seu empreendimento é capaz de fornecer. Até porque, tem vários sites ao estilo “Reclame Aqui”, e você pode vir a estar no topo da lista das reivindicações e não das marcas mais curtidas. Se liga!
Mais especificamente, quais as vantagens de cair na rede? A publicidade em mídias sociais é mais eficiente que a publicidade tradicional e, inclusive, a anúncios on-line. Tem efeito adicional, que é uma camada social. Você pode construir uma grande comunidade ao anunciar num post. E mais, tem o chamado efeito colateral, pois as redes sociais sempre repercutem em outros meios de comunicação. A televisão também gera este efeito, quando o público procura na Internet o que visualizou na telinha.
Tá bem… e quanto custa? Nem sempre será mais barato, estudos mostram que a Coca-Cola consegue fazer anúncios por 20 centavos de dólar por tiete, já companhias aéreas, para alcançar esse tipo de fã despenderão mais, contudo, conquistarão diferentes clientes em locais dantes inimaginados.
Para a nossa realidade santa-mariense, aplico a máxima: “quem não é visto não é lembrado”. Então, apareça! Conecte-se, vem pra rede, vai com tudo! Sucesso!
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.