EDUCAÇÃO. Docentes municipais começam a discutir reajuste salarial. Nesta quarta, a primeira assembleia
Por MAIQUEL ROSAURO, Especial para o Site
O Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm) realiza nesta quarta-feira (22) sua primeira assembleia do ano. O reajuste salarial da categoria e a discussão sobre o plano de saúde são os principais temas da pauta de discussão. O encontro inicia às 17h, no Salão da Catedral Arquidiocesana, no Centro da cidade.
De acordo com a coordenadora de Patrimônio e Organização do Sinprosm, Jane May de Oliveira Leal, o mês de março é a data base da categoria.
“O prefeito nos atendeu em 13 de fevereiro e disse que depois iria nos receber novamente. Porém, ainda não nos recebeu para voltarmos a discutir e, até o momento, não se pronunciou a respeito de índice de reajuste e nem encaminhou a proposta para a Câmara”, explica Jane.
O Ministério da Educação anunciou, no início do ano, o novo índice do Piso Nacional do Magistério. O reajuste de 2017 é de 7,64%, acima da inflação acumulada de 2016, que foi de 6,29%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). Logo, os professores que recém ingressaram nas redes públicas de educação, com formação de nível médio e regime de trabalho de 40 horas semanais não podem receber menos que R$ 2.298,80.
O Sinprosm aponta que a gestão Schirmer/Farret encerrou o mandato devendo aos docentes do município 6,84% para que seus salários se equiparassem ao patamar do Piso Nacional.
Plano de saúde
A dirigente do Sinprosm também aponta que outro ponto fundamental da assembleia será a questão do plano de saúde, que hoje é inviável para os funcionários públicos do Município.
“O plano de saúde hoje é impagável. Dos cerca de 5 mil funcionários, pouco mais de 1 mil são beneficiados”, alega Jane.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.