Copa 2014

COPA 2014. Contra manifestações, aposta no diálogo!

POR MAIQUEL ROSAURO

Quanto mais se aproxima da Copa do Mundo, mais o governo teme uma nova onda de manifestações pelo país. Para conter o avanço dos protestos violentos, uma das alternativas encontradas pelo Planato será o diálogo. Leia abaixo na matéria da Agência Brasil:

Governo envia representantes às sedes da Copa para dialogar com manifestantes

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse que a morte do cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Ilídio Andrade, demonstra que a violência é o pior dos caminhos. “É o caminho da dor, da destruição, da barbárie”, disse o ministro. Ele também revelou que representantes do governo foram enviados às 12 cidades-sede da Copa do Mundo para dialogar com os moradores atingidos com as obras e com os manifestantes.

Carvalho acredita que os protestos como exercício da democracia devem continuar ocorrendo, mas sem violência “nem do lado policial e nem do lado dos manifestantes”. “Nós esperamos que, junto com a festa da Copa, manifestações maduras, pacíficas, mas sem este cunho triste que nos faz hoje nos sentirmos tão abalados com a morte de mais um ser humano que estava ali cumprindo o seu dever de trabalho”.

Ao participar da Feira da Reforma Agrária do 6º Congresso Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o ministro disse que funcionários da Secretaria-Geral vão verificar as reclamações nas sedes da Copa, principalmente a respeito das remoções de pessoas de áreas para a construção de estádios e demais obras.

“Nós vamos continuar dialogando com todos os grupos que têm questões contra a Copa. Queremos fazer um diálogo maduro, mostrando que, ainda que alguns empreendimentos não fiquem prontos, são legados que vão ficar definitivamente”, disse, citando oportunidades sobre a geração de empregos e o crescimento do comércio.

As inaugurações da Arena da Amazônia, em Manaus, e do Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, estão previstas para os próximos dias, com a participação da presidenta Dilma Rousseff. No último evento semelhante, em Natal, uma manifestação de funcionários públicos bloqueou ruas na capital do Rio Grande do Norte e pediu a saída da governadora Rosalba Ciarlini.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo