Claudemir PereiraJornalismo

ESQUINA DEMOCRÁTICA. O uso de máscaras por manifestantes ajuda ou atrapalha o movimento social?

Garantidas as regras do sítio, de civilidade (a crítica pode ser forte ou não, mas sem ser ofensiva, por favor), você é que decide o assunto, afinal de contas. Ah, e o que está no título é somente uma sugestão. Nada mais.

AQUI NÃO TEM NOTA ALGUMA, SÓ O TEU COMENTÁRIO. APROVEITE!

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. que tem para esconder; eu queria ver um mascarado prejudicado, ir na polícia para reclamar; nao dá, pois ele é anônimo; e anônimo não tem identidade. Parece até que estamos na época da ARENA; nem nesta época, a oposição escondia a cara nos atos.

  2. Que BANDEIRA É ESTA Que INFAME Na Gávea TRIPUDIA….!

    O título tomei emprestado ao Condoreiro, os primeiros parágrafos de um amigo, digno
    cidadão e companheiro que fez carreira nas armas, mas que possui entre tantas outras, formação nas ciências que cuidam de estudar e proteger o meio-ambiente e a vida em sociedade. É um abnegado praticante do servir e proporcionar amor ao próximo. Escreve ele. “A atualidade tem evidenciado a inquietação social que começa a tomar conta da sociedade brasileira, cuja expressão se vê nos protestos, antes pacíficos e ordeiros, que hoje rotineiramente acabam em violência e depredação.
    Dizer que a grande massa é responsável pelos desatinos é uma leviandade, pois o que vemos são sujeitos que demonstram familiaridade com artefatos e instrumentos para agredir, depredar e impor medo. Infiltram-se na multidão mascarados de corpo e de alma, para instigar a ação repressora e atentar contra a liberdade de todas as formas, pois quando temos medo, temos nossa liberdade cassada em todos os sentidos!
    Pergunta-se, a quem interessa quem financia estas “tropas ilegais”. Qual o objetivo de termos esta insegurança; o confronto atual entre o constitucional e a insanidade da vontade de uma minoria estridente gera a insegurança nas instituições.
    Cabe outra pergunta: A Constituição não visa à universalidade do direito. Na contramão dessas primícias vê-se que se agigantam as defesas de determinadas minorias aviltando o direito da maioria, expresso no Artigo V do nosso diploma maior.”
    Pois bem, e então, na nossa Santa Maria o recente confronto entre Brigada militar (e que fique registrado meu reconhecimento a esta instituição que honra todos os gaúchos em sua secular existência) e o grupo que protesta pelo aumento da tarifa do transporte público. (E que também fique claro que não defendo ou pactuo com baderneiros, defensores do regime castrista, defensores de trabalho escravo e outros agitadores) Mas entendo que a atuação de nossa brigada ontem próxima a ATU poderia ter sido mais bem planejada o que teria evitado o
    uso desproporcional da força e que agora poderá servir de munição na criação de motivos para que os intelectuais do quanto pior melhor e que incentivam a violência, tentarem impedir o mais puro direito da democracia que é a manifestação e o protesto ordeiro da população na busca de seus direitos! Enquanto precisamos discutir o acontecido pirotecnicamente preparado pelos agitadores, esquecemos-nos de fazer a defesa dos trabalhadores do transporte público, na melhoria de seu salário e condições de trabalho. E também de reconhecer o esforço dos empresários santa-marienses geradores de emprego e renda que vem sendo aviltantemente atacados! Defendo o estado menor e o respeito ao empreendedorismo, é ora de juntos defendermos o que é nosso. E nossa é a Bandeira Brasileira, “… E quando a Nação querida ante o inimigo correr perigo se dermos por ela a vida rebrilha a glória, fulge a Vitória!”

    Moacir da Rosa Alves
    Cirurgião´dentista
    Oficial R2 do Exército

  3. Na minha opiniao, atrapalha, pois descaracteriza os Movimentos Sociais, principalmente aqueles que realmente lutam por JUSTICA e LIBERDADE, alem de camuflarem sua verdadeira identidade, acho que quem nao deve nao teme!

  4. A máscara (usada para ocultar a identidade de manifestantes) está desviando o foco das reivindicações e dos debates promovidos pelos movimentos sociais, e por isso está dificultando a atuação dos mesmos.
    Porém, a máscara usada por “autoridades” para ocultar sua identidade criminosa está gerando outros problemas, ainda mais graves, em nosso país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo