PrefeituraSanta MariaTragédia

KISS, 13 MESES. Pinta, despinta, pinta de novo. A lembrança no asfalto e as contradições da Prefeitura

No final da manhã, as silhuetas dos mortos tomaram conta da rua, em frente ao Palacete
No final da manhã, as silhuetas dos mortos tomaram conta da rua, em frente ao Palacete

ATUALIZAÇÃO À 1H15 (A frente do Palacete da SUCV já foi pintada de novo,  agora à noite, encobrindo as últimas imagens, produzidas no final da tarde. A informação é do leitor Fernando)

Este editor não tem condições (se alguém souber, pode utilizar o espaço para comentários) de dizer se a rua Venancio Aires, bem na frente do Palacete da SUCV, ainda está pintada com as silhuetas dos jovens massacrados no incêndio da Boate Kiss. De todo modo, no final da tarde poassada, as imagens foram ali recolocadas.

Explica-se. Para lembrar a tragédia, integrantes do Movimento do Luto à Luta fizeram a pintura no final da manhã. Logo depois, a Prefeitura passou uma camada de asfalto sobre elas e acabou com o que, claramente, é um constrangimento para o prefeito Cezar Schirmer, alvo das manifestações dos familiares das vítimas da Kiss. Pois os membros do Movimento voltaram a pintar. E agora?

Uma coisa é certa. A explicação oficial para a repintura é, no mínimo, contraditória. E não chega exatamente a convencer. Diz o texto (confira AQUI a íntegra) da assessoria de imprensa do governo municipal, citando o secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, que a ação se deveu à imposição do Conselho Nacional de Trânsito, segundo o qual um dos “requisitos básicos é a clareza e a fácil identificação”, “sem a concorrência de poluição visual que possa confundir os condutores de veículos ou os pedestre, submetendo-os a riscos na via pública”.

Logo depois, uma camada de asfalto, colocada pela Prefeitura, encobria as imagens que...
Logo depois, uma camada de asfalto, colocada pela Prefeitura, encobria as imagens que…

Ok, está certo. No entanto, o mesmo procedimento não foi adotado, por exemplo, em relação a idênticas imagens pintadas (e ainda por lá) na frente da própria boate Kiss, na rua Andradas, em 27 de janeiro. É lícito supor, portanto, que a medida desta quinta se deveu exclusivamente porque é na frente do Palacete. Sem falar de outros disparates no trânsito local que não merecem um tiquinho de atenção do poder público.

Até quando vai essa queda de braço entre a Prefeitura e os familiares não se sabe. Mas é fácil supor que estes não esquecerão. E nem desistirão de suas ações. As desta quinta marcaram os 13 meses da tragédia. E não foram as únicas. No início da noite, antecedendo à missa marcada para a Catedral Metropolitana, mais uma vez aconteceu o chamado Minuto do Barulho. E assim será, até que haja Justiça – reclamam as famílias. E não apenas elas, aliás.

 

...no final da tarde foram repintadas por integrantes do Movimento do Luto à Luta
…no final da tarde foram repintadas por integrantes do Movimento do Luto à Luta

PARA SABER MAIS SOBRE O QUE OCORREU, vale conferir o material (inclusive as fotos que ilustram esta nota) produzido também pela assessoria de imprensa da Sedufsm: AQUI .

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. A nota oficial da prefeitura é falaciosa, pois o secretário não esta preocupado com marcações que possam confundir a circulação nas ruas de Santa Maria, pois se isso fosse verdade já teria solucionado a confusão das faixas de segurança na Av. Dores em dois pontos, na frente da rede Vivo e em frente do Royal Plaza Shopping, elas não foram escondidas e continuam confundindo os pedestres que continuam utilizando estas faixas que a prefeitura desativou, mas elas ainda estão visíveis. Na realidade o secretario esta tentando apagar um protesto que incomoda que tem problema de consciência!!!!

  2. Em breve haverá tanta camada de tinta que teremos uma lombada no local. Periga e fica no nível do meio fio e teremos acessibilidade plena, ligando os dois lados da rua sem cadeirantes terem que descer e subir.

  3. COncordo com o Baranhas. Quando atinge o PREFEITO há rapidez. ISto mostra o tamanho do EGO do nosso prefeito.
    Dar aumento da passagem no mesmo dia foi compromisso de campanha… não DA campanha.
    A campanha eram compromissos de plano de governo, DE campanha é tudo relacionado ao que aconteceu durante a campanha.
    Para aumentar forta de taxi… meses. Para arrumar o Itaimbé, asfaltar,. MESES…
    Aumentode passagem? Mesmo DIA!
    Pintura na Andradas? Meses.
    Na frente do palácio Rosa… horas… minutos. Schirmer não pode ver!

  4. O significado maior é mostrar que a cidade esta manchada pelo descaso e omissão do poder público. A limpeza será feita e novamente será manchada e tantas vezes enquanto durar a injustiça. Uns lutam por amor aos filhos e outros para manter o poder. Pais perderam filhos porque quem deveria limpar a cidade de inescrupulosos e irresponsáveis…nada fizeram. O que fazem agora ?
    Para quem ainda não percebeu o sentido disso, pense por um instante o quanto imortal somos ? A continuidade da Vida esta nos filhos. Não temos mais nada a perder. Quando vejo um pai corajoso agachado pintando a rua, a calçada, manchando com tinta (que irá sair) e em redor guardas sem saber o que fazer, meio que tentando impedir, mas sem muito esforço… poderiam ser eles mesmos pais que perderam filhos ? Onde esta a policia de choque para barrar esses atos ? teriam a indecência de proibir ? apontar armas ? A força moral de tantos pais é muito maior do que a força do poder qualquer que seja ele. O que já esta sangrando dia após dia não irá deter nenhum deles… nem a mim.

  5. É muito legal ver como a prefeitura deixa os buracos nas ruas existirem por meses. Mas assim que algo é pintado na frente do palacete, já existe uma equipe de prontidão para fazer a “limpeza”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo