Câmara de VereadoresEducaçãoPrefeitura

LUNETA ELETRÔNICA. Câmara, PSOL, FURG, rondonistas da UFSM e Casas de Solidariedade

POR MAIQUEL ROSAURO

* Na próxima terça-feira (11), o presidente da Câmara, vereador Werner Rempel realiza visita ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

* O encontro com Diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, José Hermeto Hoffmann, busca uma maneira de viabilizar a finalização da construção da obra do prédio da Câmara de Vereadores de Santa Maria através de um possível financiamento.

* Os vereadores Sandra Rebelato e Manoel Badke compõem a Comitiva em visita ao BRDE.

* O vice-presidente do PSOL em Santa Maria, Tiago Aires, protocolou na tarde desta quarta-feira, 5, uma denúncia formal ao Ministério Público de Santa Maria, contra o Prefeito Cezar Schirmer (PMDB) por corrupção ativa e por possíveis casos de nepotismo cruzado em cargos da Prefeitura e da Câmara de Vereadores.

* Caso a análise do MP seja favorável, será aberta uma investigação.

* A Editora UFSM está presente com seu estande na 41ª Feira do Livro da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), que acontece até domingo (9), em Rio Grande.

* “A presença da Editora na Feira da FURG é mais uma oportunidade para expormos um pouco da produção intelectual e cultural dos docentes da UFSM”, argumenta Daniel Coronel, diretor da Editora UFSM.

* A equipe de rondonistas da UFSM, que está em atividade na cidade de Senador La Rocque, no Maranhão, realizou a demonstração de uma nova prática para a construção de casas ecológicas.

Rondonistas da UFSM em Senador La Rocque, no Maranhão. Foto Amanda Frick
Rondonistas em Senador La Rocque. Foto Amanda Frick

* A técnica, chamada de hiperadobe, utiliza, além de areia, terra e cimento, telas de biopack, fabricadas para bioconstrução. A demonstração aconteceu na praça do município durante toda a terça-feira.

* O grupo contou com a ajuda do morador larroquense Simplício, que já havia participado de oficinas da equipe na Comunidade de Jenipapo, interior do município, durante a semana que passou.

* O interesse pela técnica, porém, não surgiu apenas de Simplício. Diversos moradores passaram pelo local da demonstração e ficaram curiosos com a nova prática, que alia baixo custo de produção e qualidade de vida.

* A equipe da UFSM é liderada pelos professores Fernando Lock e Ubiratan Tupinambá Costa e participa das atividades do Conjunto B da Operação Portal da Amazônia.

* Depois de passar por quatro comissões na Assembleia Legislativa, o projeto do governo do Estado que institui o Programa Casas da Solidariedade, teve seu relatório aprovado na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), na quarta-feira (5).

* Agora, a proposta do Executivo deverá seguir para votação no plenário do Parlamento. Relator do projeto na CCDH, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), está otimista para a apreciação da proposta ainda em 2014.

* “É um projeto de natureza social. Vai permitir que pacientes em tratamento de saúde fora do seu domicílio tenham um local seguro e qualificado para se hospedar junto com um acompanhante. Muitas pessoas não têm condições financeiras para pagar uma diária de hotel ou de pousada”, justificou.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo