ArteAssembleiaCâmara de VereadoresCulturaEducaçãoEstadoMulherPolíticaRegiãoSegurança

LUNETA ELETRÔNICA. Segurança Pública, Ir Lourdes, Pozzobom/veto, Valdeci/Formigueiro, Escola de Artes…

* É só uma perguntinha, que ninguém se ofenda: haveria, na Câmara de Vereadores, algum parlamentar quem não seja a favor da Segurança Pública em Santa Maria?

* Se a resposta for sim, ok. Do contrário, qual o sentido de uma Frente Parlamentar em Defesa da dita cuja? Afinal, se todos são a favor, todos podem se manifestar, quem sabe até propondo audiências públicas e quetais.

* Enfim, respeitosamente, o editor não entende o requerimento (aliás aprovado nesta terça) do pedetista Marcelo Bisogno, solicitando justamente a criação de uma Frente para tratar do assunto. Mas, enfim…

Valdeci com a Irmã Lourdes: distinguida pela Assembleia Legislativa (foto Tiago Dias)
Valdeci com a Irmã Lourdes: distinguida pela Assembleia Legislativa (foto Tiago Dias)

* Como o sítio ANTECIPOU na tarde passada, a irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, é uma das três que serão distinguidas com o troféu “Mulher Cidadã 2014” – a ser concedido pela Assembleia Legislativa no dia 12.

* As outras duas premiadas são a ministra de Desenvolvimento Social Tereza Campelo e a prefeita de Portão, Maria Odete Rigon.

* O nome da Irmã Lourdes foi proposto por Valdeci Oliveira, que festejou, pois a seleção teve várias etapas. Os currículos foram avaliados pelas bancadas, pelas nove deputadas e, por último, pela Mesa Diretora, que congrega todos os partidos.

* “É um reconhecimento pluripartidário extremamente justo para quem concretamente trabalha, há muito tempo, e coletivamente, para melhorar a vida de quem mais precisa”, disse Valdeci, que parabenizou a religiosa por telefone.

Pozzobom (E) brabo com Tarso, por conta de veto a emendas ao projeto do Passe Livre
Pozzobom (E) brabo com Tarso, por conta de veto a emendas ao projeto do Passe Livre

* O líder do PSDB na Assembleia, Jorge Pozzobom, lamentou a falta de quórum para votar, na comissão de Constituição e Justiça, o veto do Poder Executivo ao projeto de lei 309/2013, que instituiu o Passe Livre Estudantil.

* O veto se refere a emendas de deputados de oposição e aprovadas em plenário estendendo o Passe Livre e o financiamento integral das passagens pelo Estado a todos os municípios.

* A intenção do governo é restabelecer o projeto original, modificado no Parlamento, garantindo financiamento integral por parte do Estado somente para a região Metropolitana e as aglomerações urbanas da Serra, Sul e Litoral, diz Pozzobom.

* “Art. 5º da nossa Constituição: ‘todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza’. Portanto, lamentavelmente ficamos sem quórum, mas eu quero deixar registrado que vamos derrubar este veto discriminatório do governador”.

* “O Passe Livre, por se tratar de um serviço público essencial, que é o transporte público, eu não tenho a menor dúvida de que estender o benefício a todos estudantes é uma obrigação do nosso governante”, diz Pozzobom.

* E por falar em Assembleia, mais uma vez não houve acordo e até agora, em 2014, nada foi votado pelo parlamento gaúcho.

* Para esta terça estava prevista a apreciação de seis propostas, inclusive quatro que trancam a pauta. Nada feito. Para saber mais, clique AQUI e confir material da Agência de Notícias do parlamento gaúcho.

Prefeito de Formigueiro e Valdeci com Tarso e secretários, no Piratini (foto Tiago Dias)
Prefeito de Formigueiro e Valdeci com Tarso e secretários, no Piratini (foto Tiago Dias)

* O deputado Valdeci Oliveira acompanhou o prefeito de Formigueiro em exercício, Marcelo Motta, em audiência com o governador Tarso Genro nesta terça, no Piratini.

* No encontro, Marcelo entregou projetos de infraestrutura para o município. O titular da Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, e o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, também estavam no ato.

* Os projetos foram recebidos pelo governador e protocolados na Secretaria de Planejamento. Os pleitos tratam da busca de investimento para, entre outras áreas, a de infraestrutura.

* Valdeci saudou a receptividade de Tarso. “O governador demonstra especial atenção aos municípios, procurando sempre abrir a agenda para os prefeitos de todas as cidades”, disse.

* O prefeito sintetizou o objetivo dos projetos como fundamentais para Formigueiro. “As iniciativas vão facilitar a mobilidade urbana, integrando a comunidade”, comentou Motta.

* As secretarias de Cultura e de Educação informam que desta quarta, 26, até 7 de março estão abertas as inscrições para os cursos oferecidos pela Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet).

* Interessados podem escolher entre os cursos de Iniciação às Artes Visuais, Iniciação às Artes Cênicas, Iniciação Musical (coral, violão e percussão), História das Artes Visuais e Escultura. * Os cursos são gratuitos e as turmas serão formadas nas categorias infantil, juvenil e adulto nos turnos manhã, tarde e noite. As inscrições devem ser feitas diretamente na sede da Emaet.

* No caso, na Casa de Cultura, na Praça Saldanha Marinho, prédio do antigo Fórum, das 8 da manhã às 11 e meia, e da 1 e meia às 5 da tarde. Mais informações pelo fone 55-3223-5559. 

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo