COMBINADO. Então, a história do Banco Mundial ‘se estabeleceu’ em 2010 e Valdeci e Serro não existiram
Deve ser uma patologia. Ou coisa parecida. Como se sabe, o empréstimo do Banco Mundial, coisa de 20 milhões na moeda ianque, foi todo pleiteado no antigo Escritório da Cidade, então presidido pelo empresário Vilson Serro, atual presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria. Era, então, o governo do prefeito Valdeci Oliveira. Aos dois, e à legislatura da Câmara de Vereadores de então, que chancelou o acordo internacional, e até ao Senado, que aprovou, é a quem e o que se deve o punhadão de troco que permite uma série de obras de infraestrutura da cidade.
Depois, e esse é de fato um mérito indiscutível, o prefeito Cezar Schirmer começou a as obras, algumas inclusive se modificaram (parque, por exemplo), o que também precisa ser realçado. No entanto, veja só, no Palacete da SUCV parece ter sido introjetada a ideia de que a cidade começou em 1º de janeiro de 2009 (exceto, claro, a tragédia da Kiss). Atenção: se pensam que isso é coisa deste editor, enganados estão. Hoje à tarde, mesmo, um publicitário das antigas, professor de muitos que estão aí no mercado, em conversa com este escriba, disse exatamente isso: “o homem tem imensa dificuldade de aceitar que outros tenham mérito”. Sim, as palavras não são de Claudemir Pereira, mas de outra pessoa, por sinal, ao que se sabe, eleitora do prefeito desde que ele começou na política.
Ah, por que toda essa peroração? Por causa desse parágrafo de uma nota que trata de um encontro de trabalho (modernamente chamado de uorqueshopi) a respeito dos projetos do Banco Mundial. Dá uma conferida e vê se o publicitário (e este editor) não têm razão, que, sim, por ali imaginam que o mundo é ACS e PCS:
“Saiba qual a ligação entre o Banco Mundial e Santa Maria – Estabelecida em 2010, a relação foi concretizada com o financiamento e a disponibilização de R$ 27 milhões pelo Banco Mundial para mudanças no ordenamento de Santa Maria. A verba foi destinada para propostas planejadas pelo Escritório da Cidade (atual Iplan) e Executivo Municipal. O projeto se divide em dois setores – Infraestrutura e Consultoria e Planejamento. Dentre as modificações e melhorias apresentadas estão a construção do Parque Jockey Club, a reforma do Clube 21 de Abril e a pavimentação das Ruas Agostinho Sangoi e Guilherme João Fabrin.”
Como diria aquele personagem do falecido Chico Anísio: “impsionante”. Serro e Valdeci e a Câmara no periodo 2005/2008? Quem? O quê? Hein? Ah, a matéria inteira? Acompanhe:
“Servidores do Instituto de Planejamento e de secretarias de município participam de workshop do Banco Mundial
A rotina da última quinta-feira de fevereiro (28) foi um pouco diferente para os servidores do Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan), autarquia vinculada à Prefeitura de Santa Maria. Os servidores que integram o Projeto Santa Maria 2020 – conjunto de planos que muda a realidade urbanística da cidade -, participaram do workshop promovido pelo Banco Mundial. O foco do encontro foi analisar as ações planejadas e fiscalizadas pelos profissionais do Instituto e de algumas secretarias do município. As consequências da implantação do projeto, financiado pela instituição financeira, também fizeram parte do seminário.
Realizado no Salão Nobre da sede da Prefeitura (SUCV), o evento reuniu profissionais de diferentes pastas da administração municipal no intuito de apreciar e questionar a pertinência das ações executadas desde 2010. Os planos foram referenciados e fiscalizados pelo antigo Escritório da Cidade (atual Iplan)…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI
A julgar pelos resultados “visíveis” o gato cumpriu a função…
“Não importa a cor do gato, desde que ele cace o rato”.Deng Xiaoping
Há alguns equívocos no texto do Iplan,realmente. A começar que o dito projeto foi efetivamente implantado em 2011, depois de uma série de revisões e novas negociações com o Bird, para poder ser executado no prazo recorde de 02 anos.
P.S: membros da gestão anterior foram também ouvidos sobre o assunto.
Claudemir, o nome “Santa Maria 2020” foi aprovado pelo Serro, a partir de uma lista de sugestões deste teu amigo aqui.
E isso não foi em 2010…
Nessa pegada, só nos resta dizer “te cuida, Latorraca!”, que o reizinho vem aí.
Estranho que acabaram com o setor específico que fazia a gerência dos projetos com o Banco Mundial e agora os antigos membros estão soltos as moscas
Impsionante!!! Como dizia outro personagem de Chico Anísio.