Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
CongressoEleições 2014PartidosPolítica

CONGRESSO. Partidos principais miram o controle do Senado. Para variar, PMDB e PT são os protagonistas

Simon (na pré-convenção do PMDB) ocupa uma das vagas a ser renovada (foto Divulgação)
Simon (na pré-convenção do PMDB) ocupa uma das vagas a ser renovada (foto Divulgação)

Parece claro a todos os observadores, que o PT deverá crescer, não se sabe em que medida, na Câmara dos Deputados. Lá, no entanto, o petismo já tem a maior bancada. Assim, a disputa se transfere para o Senado, há um tempão sob o controle político do PMDB, via Renan Calheiros e José Sarney. Poucos são os que ousam disputar com eles, mesmo no partido. Vide Jarbas Vasconcellos, de Pernambuco, e o gaúcho Pedro Simon, que no máximo discursam – sem poder, porém.

Agora, o fato novo, digamos assim, é que os peemedebistas precisam renovar o mandato de sete de seus senadores (Simon incluído, diretamente ou com outro nome), enquanto os petistas só tem três nessa condição, tendo garantida já uma bancada de 10. E daí? Daí que vale a pena conferir o material a respeito, publicada nesta segunda-feira pelo jornal O Estado de São Paulo. O que está em jogo é o controle do parlamento, como mostra o repórter Ricardo Brito. A seguir:

Renovação do Senado opõe PT e PMDB

… A exemplo dos planos para a Câmara dos Deputados, o PT quer ampliar sua bancada de senadores nas eleições de outubro e trabalha inclusive para superar o PMDB em número de parlamentares. Se isso ocorrer, o partido da presidente Dilma Rousseff não só ampliaria sua participação nas comissões da Casa, como poderia também pleitear a presidência do Senado. A legenda do vice-presidente Michel Temer, por sua vez, tenta manter a posição de maior bancada e preservar o posto que desde 2001 vem sendo ocupado por um senador peemedebista.

A renovação no Senado nestas eleições será de um terço das 81 cadeiras – cada um dos 26 Estados e o Distrito Federal vão escolher um novo parlamentar. O problema para o PMDB é que, de seus atuais 20 senadores, 7 estão em fim de mandato. Na bancada de 13 integrantes do PT, apenas 3 vão completar oito anos de mandato em janeiro de 2015. A posse dos parlamentares eleitos em 5 de outubro será em 1.º de fevereiro.

A tradição no Senado é que o partido de maior bancada tenha a prerrogativa de ocupar a Presidência da Casa. O posto ganha importância porque se acumula com o de presidente do Congresso, que tem o poder de convocar as sessões conjuntas de deputados e senadores. Como o Congresso aprovou recentemente a votação aberta para os vetos presidenciais, o controle dessas convocações é de interesse do Palácio do Planalto…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo