Olha só a sacada do Cineclube Otelo, do Sindicato dos Bancários: três filmes também conhecidos como Ópera-Rock. São três obras em sequência, em todas as quintas-feiras do mês, a partir da desta semana. Mais detalhes, inclusive a programação completa, chegam com o material produzido pela assessoria de imprensa da entidade bancária. O texto é de Maiquel Rosauro. Ah, ele aproveita para tratar também de outra boa ideia do sindicato: a Ciranda de Livros. Acompanhe:
“Cineclube Otelo apresenta ciclo Óperas-Rock
O Cineclube Otelo, do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, volta à ativa com o ciclo Óperas-Rock. Serão exibidos os filmes Jesus Christ Superstar (13 de março), Tommy (20 de março) e The Wall (27 de março). As sessões são gratuitas e abertas a toda comunidade.
Os filmes serão exibidos sempre às 19h, na Sede II do Sindicato (Rua Serafim Valandro, 835, sala 21, Centro de Santa Maria).
As sessões do Cineclube Otelo são realizadas através da parceria entre Sindicato dos Bancários e a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), Piazito Arte e Cultura.
Jesus Christ Superstar
O filme que abre o ciclo Óperas-Rock é um musical de rock de Andrew Lloyd Webber, com texto de Tim Rice. Apresentado em 1970, destaca as lutas políticas e pessoais de Judas Iscariotes e Jesus. A ação ocorre, na maior parte, conforme os evangelhos da Bíblia sobre a última semana da vida de Jesus, começando com a chegada em Jerusalém e terminando com a Crucificação.
Atitude moderna e gírias prevalecem nas letras e há alusões irônicas à vida moderna enquanto a visão política dos acontecimentos é retratada. As produções cinematográficas e teatrais apresentam muitos anacronismos, na visão dos sectários, isto é, daqueles que querem separar política de religião.
Grande parte do enredo tem foco no personagem de Judas, que é retratado como uma figura trágica, realista e conflitada que não está satisfeita com a aparente falta de planejamento político e afirmações de divindade de Jesus.
Ciranda dos livros
Quem prestigiar as exibições do Cineclube Otelo poderá levar livros para casa. O Sindicato dos Bancários desenvolve o projeto Ciranda dos Livros, que visa incentivar a leitura de bancários e comunidade.
Qualquer pessoa pode pegar a quantidade obras que quiser pelo tempo que desejar. Aliás, nem é preciso devolver os títulos. O único pedido dos diretores do Sindicato é ler e depois passar o livro adiante. Ou seja, dar liberdade para que a obra seja lida por outra pessoa.
Você também pode libertar os livros de sua estante e doá-los para a Ciranda dos Livros. Desta forma, estará ajudando a promover a leitura em Santa Maria.”
Parabéns turma do Otelo Cineclube. Baita iniciativa!