DORES. Inquérito começa na quarta-feira de cinzas. E Bombeiros divulgam relação com os clubes interditados
O episódio que resultou em ferimentos para 16 pessoas, na madrugada de domingo no Clube Recreativo Dores, e que aparentemente foi mesmo um infortúnio, será esclarecido em inquérito policial. Os trabalhos prévios até já começaram, com o chamamento às vítimas para depor. Mas o inquérito, efetivamente, começa nesta quarta-feira.
Enquanto isso, o Corpo de Bombeiros divulgou a relação de associações recreativas que estão interditadas em Santa Maria, Itaara, Silveira Martins e Júlio de Castilhos. Todas estão impedidas, até que se adequem à legislação, a realizar eventos em seus salões. Mais sobre tudo isso você encontra em material que o jornal A Razão publica em sua edição desta terça-feira de carnaval. A reportagem é de Joyce Noronha, com foto de Juliano Mendes. Acompanhe:
“Inquérito do acidente começa amanhã
Após o susto na madrugada de domingo no Carnaval do Clube do Dores e do cancelamento das festas deste ano na instituição recreativa, começa o momento de encontrar o motivo do incidente. De acordo com a delegada Elizabeth Shimomura, que atendeu a ocorrência, a 1ª Delegacia de Polícia (DP) vai cuidar do inquérito a partir de amanhã. Ela menciona que a documentação, que está na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), será encaminhada à 1ª DP e todas as vítimas estão sendo contatadas para depor e auxiliar na investigação.
O militar Guilherme Righi Zurlo, 22 anos, estava no Salão La Sagra junto da namorada, Aline Londero Verardo, 18 anos, e da amiga Mariana Trindade, 16 anos, e relata que recebeu ontem uma ligação da polícia para prestar depoimento nos próximos dias. O rapaz diz que ficou apenas com escoriação nas costas e a namorada está com hematoma no pé. Segundo Zurlo, a pessoa que mais se machucou no trio foi a amiga do casal, Mariana, que lesionou o tendão do calcanhar, que resulta em dificuldade para caminhar, e está com inchaços na cabeça e em um braço. Mesmo assim, os ferimentos de todos não são considerados graves.
O Boletim de Ocorrência (BO) registrado pelo presidente do Clube Dores, Ademir Antonio Pozzobon, ainda na madrugada de domingo, aponta lesão corporal em 16 vítimas. Contudo, a delegada Elizabeth acredita que a investigação não deva resultar em ação criminal. “Depende de cada vítima, se quiser, entrar com uma ação de indenização pela esfera cível, mas primeiro precisamos averiguar o incidente”, esclarece. Zurlo comentou que até o momento não pensou em procurar a justiça para pedir compensação. O militar menciona que recebeu atendimento do Clube na madrugada do acidente, assim como a namorada e a amiga. “Eles nos deram gelo e em seguida chegou SAMU e Unimed”, constata o rapaz.
O advogado do clube, Marcelo Zampieri, ressalta que os feridos com o desabamento do forro recebem atendimento por parte da instituição recreativa. “O clube está procurando estes jovens e prestando assistência. Agora vamos buscar o motivo deste infortúnio”, garante defensor.
O comandante do Corpo de Bombeiros, Marcelo Gonçalves Maya, informou à imprensa que a forração de gesso não entra nos itens de fiscalização na prevenção contra incêndio. De acordo com a delegada, este é outro ponto que será verificado no inquérito. Por enquanto, os salões do Clube Dores não poderão ser utilizados até que laudo técnico seja apresentado para os Bombeiros.
Na semana passada, o carnaval dorense foi liberado após uma vistoria do Corpo de Bombeiros. A corporação divulgou uma lista com 13 entidades recreativas da região que estão interditadas para bailes de Carnaval, o Dores não está entre eles. Seis delas são em Santa Maria. Confira no quadro quais são os clubes.
Clubes interditados em Santa Maria e Região
Santa Maria
Associação Atlética Banco do Brasil (AABB)
Clube Atirador Esportivo
Clube Professor Gaúcho
Grêmio dos Subtenentes e Sargentos
Sociedade Concórdia Caça e Pesca (Socepe)
Sociedade Recreativa Cruzeiro do Sul
Itaara
Sociedade Concórdia Caça e Pesca (Socepe)
Júlio de Castilhos
Clube Literário Félix da Cunha
Restaurante e Churrascaria Estilo Campeiro
São João do Polêsine
Sociedade Agrícola Cultural e Esportiva Vale Vêneto (SACE –Palmeiras)
Silveira Martins
Clube Agrícola Recreativo Silveira Martins e Sociedade Esportiva São Luiz”
PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI.
A P.M.POA, já começou, a notificar, os prédios residenciais ,shoopings, clubes para que apresentem: O LAUDO DE VISTORIA: que é para saber, o estado, e manutenção dos referidos…com um Laudo Técnico esperam, não serem surpreendidos, com…A KISS.(o nº de óbitos e feridos).
Teve carnaval infantil em Silveira Martins no clube interditado!
Podia? Acho bom bombeiros verem se colocaram crianças em risco.
Infortúnio?
Este tipo de acidente acontecer EM Santa Maria, 13 meses após a Kiss, é o resumo de com tudo segue igual.
Os bombeiros usaram microscópios e mesmo assim…
Quem foi o responsável tecnico da colocação?
Ouvi que anos atras já houve episódio nas Dores, nao atingindo tantas pessoa.
Nao foi infortúnio ao meu ver.