É FATO. Se Tubias decidir, mesmo, não concorrer, haverá o inusitado: um grande PMDB sem candidato
O PSD anuncia a possível candidatura de Moacir Alves à Assembleia Legislativa. É. Pode ser. Talvez seja. Tavores Fernandes, que tem dúvidas sobre quem vai apoiar ao parlamento gaúcho (embora Manoel Badke, do mesmo partido, seja candidato), admite concorrer à Câmara dos Deputados, como LI no Diário de Santa Maria. Ambos, Tavores e Moacir, não são citados na nota que PUBLIQUEI na coluna “Observatório”. Ok, eles podem concorrer. Mas serão coadjuvantes, pelo menos neste pleito.
O que movimenta, meeeesmo, a política local, nesses tempos de pré-lançamento de candidaturas proporcionais, é a situação do PMDB e a do PP. Especialmente no peemedebismo que, afinal, conta com o maior número de filiados na cidade, ombreando (pouco mais, pouco menos) com o outro gigante local, o PT.
Interessante é que se você perguntar para um dirigente do PMDB ele não tem dúvida: Tubias Calil concorrerá à Assembleia. Se conversar com o próprio, porém, e o editor já fez isso várias vezes, tem a nítida impressão que o dito pelo secretário de Infraestrutura publicamente é mesmo o que pensa. Isto é, ainda não decidiu, meeesmo. E agora?
Agora é que, se Tubias não concorrer, acontecerá o absolutamente inacreditável: o PMDB não terá candidato. Sobre isso e um pouco mais, vale conferir a reportagem de Joyce Noronha, que A Razão publicou neste final de semana. A seguir:
“Quem vai concorrer pelas siglas que governam Santa Maria?…
… O prazo está encurtando para os partidos decidirem sobre as pré-candidaturas à eleição de outubro, e a pressão por parte das executivas estaduais começa a aumentar. Em Santa Maria, o PMDB, de acordo como presidente Aldo Fossá, deve apresentar dois nomes para deputados. O atual secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços, Tubias Calil, é o apontado para representar a Região Centro do Estado na disputa para deputado estadual. E o líder de governo do prefeito Cezar Schirmer, vereador João Carlos Maciel, é o mencionado por Fossá para deputado federal. O presidente da sigla relata que as argumentações ainda estão em andamento, mas a princípio são estes os peemedebistas pré-candidatos.
Contudo, Tubias não confirma a informação. O secretário municipal agradece a lembrança de Fossá para representar o partido, mas afirma que ainda não está definida a pré-candidatura. O titular de Infraestrutura é firme ao declarar que enquanto está na secretaria tem compromisso apenas com a pasta e a cidade de Santa Maria. Tubias ainda diz que vai conversar com sua família e as partes interessadas nesta representatividade. Porém, até que tudo seja definido, ele não quer comentar sobre a possível candidatura. “Prefiro não falar. Se ocorrer, vai ser na hora certa”, salienta. Caso o peemedebista opte pela pré-candidatura, precisará seguir o calendário da Justiça Eleitoral, e desocupar o cargo público de secretário municipal até o dia 5 de abril.
Já no caso de Maciel não há dúvidas. Ele garante que não é, nem será, pré-candidato a deputado federal pela legenda. O vereador relata que o PMDB não fez liderança e não se preocupou em alinhar o próprio partido. “Assim, não me dá livre arbítrio”, opina o parlamentar. Para o líder de governo, liderança é uma construção e, para a sigla, falta visão política para realizar esta tarefa. “O PMDB só tem cacique, não tem índios…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI.
Concorre Tubias!
É a única esperança de tu sair da secretaria de obras e esta cidade ter mnutenção decente.
Caso tu concorra eu distribuo santinhos teus.