EconomiaPrefeituraSanta Maria

INVESTIMENTO. O que querem em Santa Maria os canadenses, grandões mundiais em “simuladores”?

Santa-marienses e os canadenses que, de fato, estão mesmo interessados em investir por aqui
Santa-marienses e canadenses que, de fato, estão mesmo interessados em investir por aqui

O editor confessa: procurou, procurou e procurou. Mas não encontrou o que, diabos, quer dizer CAE, obviamente uma sigla. Nem mesmo no sítio da empresa canadense (AQUI) essa informação está disponível. O certo é que a transnacional é considerada uma das líderes globais na produção de simuladores e em treinamento integrado tanto para a aviação civil quanto na de defesa.

E, o que é mais importante neste momento, parece de fato interessada em Santa Maria. Tanto que dois de seus dirigentes está na comuna e aqui vai ficar até esta quarta-feira, ciceroneados por seu representante principal no Brasil, o coronel da reserva João Luiz de Negreiros Guerra. Uma das primeiras paradas foi, naturalmente, o Palacete da SUCEV, onde houve uma  conversa com o prefeito Cezar Schirmer.

Eles se explicaram e foram recebidos, também, por outras autoridades de Santa Maria, inclusive o presidente da Agência de Desenvolvimento, Vilson Serro, que os acompanhou. Mais detalhes da conversa você tem no material distribuído pela assessoria de imprensa da Prefeitura (lá embaixo há também linque para a versão da Adesm), com texto de André Campos e foto de Vitor Miraihl. Acompanhe:

CAE, empresa líder em tecnologia de simuladores, prospecta investimentos em Santa Maria

Uma comitiva representante da empresa global CAE está em Santa Maria para uma série de contatos com vistas a prospectar possibilidades de parcerias de negócios. O empresário sênior da CAE Quebec (Canadá), Rémi Lecerf, o arquiteto Ph.D Jeff Wilkinson, da CAE Estados Unidos e o consultor de negócios de Defesa, João Luis de Negreiros Guerra apresentaram ao prefeito Cezar Schirmer, em seu gabinete, na tarde desta segunda-feira (24), um rápido panorama de atuação mundial do conglomerado líder mundial em simuladores para treinamento no exército, na marinha e na aviação militar e civil; na saúde, onde explora uma gama de simuladores de pacientes, simuladores cirúrgicos, simuladores de imagem e  material didático.

São oito mil empregos diretos, dois mil engenheiros e mais de 65 anos de experiência em inovação tecnológica em centros de treinamento localizados em cidades estratégicas nas quais o capital humano baseado no conhecimento é a referência para investimentos. No Brasil, a atuação mais vistosa está nos simuladores de treinamento e formação de pilotos para aeronaves de negócios (helicópteros e jatinhos), no Hospital Albert Einstein (SP) com os simuladores Cesar, em projetos de exploração de minas da Vale, entre outros investimentos de tecnologia de ponta.

O prefeito esteve acompanhado do presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, Vilson Serro, do diretor do Tecnoparque, Cristiano Silveira e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Jacques Jaeger. Para o chefe do Executivo a atração de investimentos tem como base o capital humano que Santa Maria detém, aliado aos investimentos que estão em curso pelo Exército e pela tecnologia agregada na Base Aérea que confluem para uma consolidação de Santa Maria como diferencial competitivo em uma área estratégica como a Defesa. “Somos a favor do investidor, do desenvolvimento, do empreendedor, do lucro. Queremos transformar conhecimento em PIB, índice que mede a riqueza de uma coletividade” reiterou o prefeito enquanto apresentava as referências da cidade nas áreas de saúde, ensino, comércio, serviços e geográfica.

Os empresários mantêm uma série de agendas até quarta-feira (26) nas áreas de defesa e ensino superior.”

LEIA TAMBÉM:

Polo de Defesa: canadenses chegam a Santa Maria e apresentam empresa de simuladores”, de Marielle Flôres, da assessoria de comunicação da Adesm (AQUI)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Tem um site quase desconhecido que tem informações razoavelmete confiáveis. Em português não é muito bom. Chama-se wikipedia. Antigamente a empresa chamava-se “Canadian Aviation Electronics”. (NOTA DO SÍTIO – o editor agradece a colaboração e fica muito feliz de ter um leitor tão bem informado – e talvez não tão preguiçoso quanto o responsável pelo sítio – quanto o GEF, sempre com importantes contribuições)

  2. Medo, simuladores entre aspas?
    A sigla e a atividade não estão claras.
    Outra empresa que passa e passeia por aqui, deve comer um churrasco a custas dos nossos bolsos e se instalam em outro canto.
    Este Pólo de Defesa é projeto pessoal e eleitoral de uma pessoa, todos sabem quem é.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo