CidadaniaEducaçãoMinistério PúblicoSanta MariaSaúdeSegurança

MAPA SOCIAL. Os dados perversos de SM. Saúde e Educação na rabeira entre os 496 municípios gaúchos

Divulgada no final da tarde de terça-feira, causou furor em Santa Maria uma nova ferramenta que permite conferir dados dos municípios gaúchos. Sobretudo por colocar a cidade nos últimos postos entre os 496 municípios do Estado em setores fundamentais para a vida do cidadão, como Educação e Saúde.

Trata-se do Mapa Social, instrumento criado pelo Ministério Público do Estado e que consolida números oficiais obtidos em várias instâncias, inclusive o Tribunal de Contas, e dá acesso amplo à população dos números também da área de Segurança.

Os dados são bastante atualizados e variam de 2011 a 2013, conforme a informação oferecida. E traduzem um quadro para lá de perverso para a boca do monte. Até esse instante, pelo menos oficialmente, não há manifestação da Prefeitura nem do Estado. Sim, a responsabilidade é compartilhada, especialmente no setor de Educação, mas também na Segurança Pública e na Saúde. Seria simplismo creditar apenas à administração municipal, ainda que ela seja, notadamente na atenção básica à saúde e educação, a que tenha a maior parte da gestão.

Então, que fique claro: quem perde é Santa Maria e muita gente está na dança e tem que oferecer, mais que explicações, ação. E rápida. Do contrário, poderá ficar ainda pior.

Lá embaixo você tem o linque para os dados completos de Santa Maria, segundo o Mapa Social. A seguir, vamos trazer um de cada setor, para que o leitor tenha uma ideia mais precisa. Acompanhe:

investimento em edu por habitanteNA RABEIRA EM EDUCAÇÃO

Santa Maria conseguiu, incrivelmente, não obstante a anunciada prioridade para o setor, ser a 489ª comuna gaúcha em investimento per capita na Educação. Isso, embora a evolução dos últimos três anos (confira no quadro acima). Desenhando: apenas sete municípios conseguem estar piores que a boca do monte.

Os melhores, inclusive (taaalvez) porque pequenos são Pinhal da Serra, André da Rocha, Capão Bonito do Sul, Triunfo e Garruchos. E, para baixo, resta um consolo, talvez: a grande Pelotas é a antepenúltima em Educação. Está na companhia, no pelotão traseiro, de Canguçu, Sapiranga, Alvorada e Viamão.

investimento em saúdeNA SAÚDE, FIASCO É DE GESTÃO

Situação semelhante à da Educação pode ser encontrada na Saúde. Afinal, o problema não é, necessariamente, troco. Como você pode ver no quadro acima, houve um contínuo aumento no investimento financeiro. Tanto que a comuna está razoavelmente à frente do mínimo constitucional de recursos destinados ao setor. A uma exigência de 15%, a cidade responde com 18%, em números redondos. O problema, então, qual é? O óbvio: gestão.

De todo modo, a colocação da boca do monte no Estado é, no mínimo, constrangedora. Afinal, é a 487ª no Estado. Só consegue ser melhor que a de nove outros municípios gauchos. Convenhamos, se isso não é fiasco, o significado da palavra talvez tenha que mudar.

EM SEGURANÇA, NOTÍCIA MELHOR

Os “do contra”, como se costuma ouvir (sim, isso existe) terão um motivo para “satisfação”. Entre os três setores investigados no Mapa Social, o que está melhor, looonge, é a Segurança. Nela, a participação municipal é melhor. Mas também não se pode desconsiderar que a instituição da Guarda Municipal é componente importante a ser colocado, quando se constata que, embora esteja entre as 10 cidades mais populosas do Rio Grande, Santa Maria é a 30ª em número de crimes graves, como você confere no quadro abaixo.

Está muitíssimo melhor, pode-se constatar facilmente, que os “campeões” em indices negativos de violência, e que são todos da grande Porto Alegre, inclusive a capital. Além dela, estão na lista, pela ordem, Esteio, Alvorada, Novo Hamburgo e Sapucaia do Sul.

A pergunta é: o que fazer diante desses dados preocupantes, notadamente em setores vitais como Saúde e Educação? Talvez discursar menos e agir mais e com maior qualidade. Talvez. Taaaalvez.

violênciaPARA LER A ÍNTEGRA DO MAPA SOCIAL DE SANTA MARIA, CLIQUE AQUI .

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. E a sra. Vania Olivo? será que vai ter peito e mudar o rumo da gestão na área da saúde.Será que vai tentar fazer uma coisa que o reizinho disse que ia- mas nem se mexeu. Valorizar o quadro funcional!!!?

  2. Já afirmei que falta estatura ético-política ao Xirme; não fosse assim, já teria pedido pra sair ainda na super tragédia da boate Kiss.
    Mas vou insistir, nunca se sabe… Xirme, PEDE PRA SAIR e leva junto o “doutor” Farret e o super Tubias, além de todos os demais! Pense pelo menos uma vez no bem de Santa Maria!
    Pra que sirva de exemplo, lembro que até mesmo um PAPA já renunciou!
    Faça como ele, Xirme PEDE PRA SAIR!!! Declare-se incompetente e SAIA! Vá de avião, que é mais rápido.
    Tua saída ficará mais bonita que o teu desgoverno.

  3. é de chorar de tristeza o que a administração municipal esta fazendo com o povo de santa maria. incompetência, omissão, descaso, faltou adjetivos

  4. Mas nem tudo está perdido… Como diz o reizinho, “se alguém lá de Paris quiser abrir uma padaria em SM” tem todas as informações no site…

  5. Os santa-marienses devemos agradecer à competência do triunvirato que desgoverna nossa cidade: Xirme, Farret e Tubias.
    Serão oito anos andando na marcha ré.
    Ainda não li, mas aposto que o jornal A Razão vai dourar a pílula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo