MARIA PAPELÃO. Atílio Alencar e a editora daqui que nasce para “provocar ruídos” no meio literário de SM
“…Formada por uma equipe editorial com seis integrantes – basicamente, alunos e um professor do Curso de Letras da UFSM – e mais uma dezena de colaboradores, a Maria Papelão, nas palavras dos próprios editores, tem a intenção de “provocar ruídos” no meio literário da cidade. “Da linha editorial à linha de montagem, todos os processos são decididos e solucionados coletivamente”, diz Julio Souto, estudante de origem espanhola com residência partilhada entre Santa Maria e Porto Alegre.
A intenção provocativa fica clara nos posicionamentos assumidos pelo grupo, tanto no que diz respeito ao direito autoral (em linhas gerais, a Maria Papelão é coerente com a ideia de flexibilização dos direitos sob licenciamento do tipo Creative Commons, que visa desobstruir o compartilhamento de obras artísticas e científicas) quanto nas críticas ao universo glamourizado da literatura. Nas palavras do...”
CLIQUE AQUI para ler a íntegra de “Maria Papelão, a editora cartonera de Santa Maria”, de Atílio Alencar. Graduado em História pela Universidade Federal de Santa Maria, atualmente trabalha com gerenciamento de mídias sociais e colabora com veículos de comunicação livre. Suas opiniões e críticas exclusivas estão disponíveis neste sítio todas as quartas-feiras
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.