CidadaniaEducação

CIDADANIA. Ações de Núcleo da Fadisma terão uma apresentação pública. Será nesta segunda, na Câmara

Há pouco mais de um ano, a Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA) criou o Núcleo Experimental de Webcidadania (NEW). O objetivo era fomentar a transformação social a partir das tendências do mundo globalizado. Dentro desse período, foram investidos esforços e muitas atividades foram desenvolvidas. Entre elas a Campanha de acessibilidade – Multa Moral, Mateada na Praça Dom Bosco com o objetivo de fomentar ideias para sua mudança, palestra na rede pública de ensino acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), entre outras.

Para mostrar tudo isso, no que seria o encerramento de um ciclo, acontece interessante atividade na Câmara de Vereadores, a partir das 2 da tarde desta segunda. A programação você tem aqui, no MATERIAL produzido pela assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores. E sobre o que é o NEW e o que foi feito por ele, vale conferir o material distribuído pela Coordenadoria de Comunicação da Fadisma. Acompanhe:

NEW realiza apresentação pública na Câmara Municipal de Vereadores em Santa Maria e você é nosso convidado

Multa Moral: uma das ações do “NEW”
Multa Moral: uma das ações

O Núcleo Experimental de Webcidadania (NEW) da FADISMA surgiu no início do ano passado. Ele nasceu com o objetivo de fomentar a transformação social a partir das tendências do mundo globalizado e com vistas na concretização efetiva do tripé conhecimento, tecnologia e Direito.

Hoje, pouco mais de um ano depois, o NEW encerra seu ciclo experimental. Para legitimar o trabalho de pesquisa e extensão e socializar o processo de envolvimento e dedicação dos eixos de trabalho, a Instituição convida você a participar de uma apresentação pública na Câmara Municipal de Vereadores.

O evento acontece na próxima segunda-feira, 28 de abril, às 14 horas. Trata-se de uma espécie de Audiência Pública Extraordinária. O tema do evento é “Por uma Santa Maria melhor: dos direitos aos deveres, a colaboratividade e valores sociais em rede”. 

O Núcleo é Coordenado pelos Professores Andrewes Koltermann e Liana Merladete, Gerente de Projetos e Coordenadora de Comunicação da Faculdade, respectivamente, e, cada eixo, acompanhado de perto por professores articuladores: Candisse Schirmer, Carolina Suptitz, Olinda Barcellos, Marcelle Louzada, Wagner Pompéo, Viviane Coitinho e Luciana Mânica.

Candisse Schirmer trabalha “A Educação Jurídica no Contexto Local pelo Aspecto da Cultura”, que tem como bandeira Pesquisa, Mobilização e Sensibilização em prol da Importância/Cumprimento e Formação de Professores no que tange ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O objetivo do grupo é a formação e o aprimoramento acerca do ECA para professores de escolas públicas no município de Santa Maria. Eles, inclusive, trabalharam num projeto piloto, junto à Escola Marista Santa Marta, sensibilizando cerca de 90 professores.

Carolina Suptitz cuida do eixo “A Educação Jurídica, o Panorama Local e o Potencial de Inclusão a partir de Práticas Criativas e Inovadoras por meio do Lazer, do Esporte e do Entretenimento”. Esse grupo empenhou-se em fazer uma varredura nas reclamações do site Nossa Santa Maria, dadas como desafios pelos munícipes, elegendo a Praça Bom Bosco, como objeto de estudo de caso. Eles mobilizaram a comunidade a fim de potencializar as suas mobilizações e reivindicações. Na Câmara Municipal eles apresentam o resultado da sensibilização que serviu para reunir ideias que contribuirão para o estímulo organizacional da comunidade e para o incentivo à revitalização, entre outras questões.

Olinda Barcellos e Marcelle Louzada cuidam do eixo “Segurança e Meio Ambiente com Cidadania: Uma perspectiva local na identificação dos gargalos, na resolução e na prevenção dos conflitos”. Esse grupo optou pela bandeira do levantamento de dados referente às lesões corporais e homicídios que acontecem no trânsito de Santa Maria, com vistas no mapeamento das maiores incidências, para, com base nos resultados, propor uma campanha de reeducação.

O eixo “As potencialidades políticas de uma Santa Maria em Rede: Aproximando Cidadãos do Direito”, elegeu como bandeira a Acessibilidade. Gestionado pelo Professor Wagner Pompeo, o objetivo do grupo foi analisar teoricamente a matéria e, a partir disso, efetuar um diagnóstico da acessibilidade nos prédios públicos de Santa Maria. O tema é tão complexo que o dossiê realizado pelos integrantes será apontado futuramente. Mas os integrantes apostam na prática e na produção científica, sendo os criadores da campanha Multa Moral – Priorize o Respeito. Os jovens foram agentes morais e foram às ruas, aplicando multa moral junto a infratores.

Outro eixo do NEW é o da saúde, denominado de “Dos Direitos Fundamentais às Políticas Públicas: A Saúde, seu Contexto e Situação Local”. Esse, gestionado pela Professora Viviane Coitinho, buscou mapear as unidades de saúde locais, optando pelo viés da extensão a partir da constatação de que a saúde pública não é só um problema em âmbito nacional, mas também na esfera local. O grupo fará uso da arte para classificar seu ativismo e pretende mobilizar a sociedade com fatos e argumentos sustentados por eles.

A professora Luciana Manica contribui difundindo o capital intelectual do Núcleo, destacando o poder do mais importante ativo da cidade, o conhecimento.

A Apresentação Pública é uma promoção do Núcleo Experimental de Webcidadania e da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos. A FADISMA conta com a presença de alunos, professores e egressos, além de munícipes interessados em ações colaborativas em prol das transformações sociais positivas.

Na oportunidade, o Núcleo deixará de ser experimental para tornar-se permanente e os seus membros serão certificados pelo ciclo experimental.

O vereador João Ricardo Vargas acompanhará a solenidade como representante incentivador da Comissão proponente. E a expectativa da Coordenação do Núcleo é contar com a presença de autoridades locais e representantes das entidades de classe.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo