ELEIÇÕES 2016. Valdeci Oliveira, o nome petista à Prefeitura, evita críticas diretas ao atual prefeito. Mas…

Desde ontem, quarta-feira, o jornal A Razão publica entrevistas diárias com os candidatos a prefeito de Santa Maria. Na verdade, pré-candidatos. A segunda é com Valdeci Oliveira, do PT, que comandou o executive da cidade por oito anos, antes de Cezar Schirmer.
Valdeci, deputado estadual em segundo mandato, fará 58 anos em setembro e tem como profissão a função de metalúrgico soldador. Para saber mais do que pensa o nome sugerido pelo PT ao eleitorado, confira a reportagem assinada por José Mauro Nascimento Batista. A foto é do arquivo do jornal. A seguir:
“Valdeci Oliveira é o segundo entrevistado da série com pré-candidatos a prefeito…
…De líder comunitário e operário metalúrgico, o deputado estadual Antônio Valdeci Oliveira de Oliveira, às vésperas de completar 58 anos de idade (o aniversário será em 7 de setembro), pretende ser prefeito de Santa Maria pela terceira vez. No último sábado, ele foi escolhido por unanimidade na executiva do partido como pré-candidato à Prefeitura em 2016. Do chão de fábrica à principal cadeira do Executivo Municipal, foi um longo caminho.
Após trabalhar como soldador na região Metropolitana, Valdeci retornou ao Coração do Rio Grande, onde continuou a trabalhar em fábricas e foi vendedor de loja. Presidiu a associação comunitária da Vila São João antes de se mudar para a Cohab Tancredo Neves, onde mora até hoje com a família. Líder de sua categoria, dirigiu o Sindicato dos Metalúrgicos antes de se eleger vereador, em 1988, com 1.396 votos. Na eleição seguinte, se reelegeu com 4.030 votos, o mais votado.
A partir daí, deu um salto na carreira política, concorrendo à Câmara Federal. Suplente, assumiu metade do mandato como titular. Na eleição seguinte, foi eleito titular. Não completou o mandato para assumir como o primeiro prefeito do PT no município. Foi também o primeiro trabalhador braçal a sentar na cadeira de chefe do Executivo. Foi reeleito quatro anos depois.
Valdeci lembra detalhadamente cada passo, da filiação ao PT em 16 de novembro de 1986 às votações recebidas em cada pleito. A indicação como pré-candidato ocorreu exatamente sete anos e sete meses após ter deixado a Prefeitura. Hoje, ele evita críticas ao prefeito Cezar Schirmer (PMDB), seu sucessor. O petista será oficializado candidato em junho do ano que vem, conforme o calendário eleitoral…
…ENTREVISTA VALDECI OLIVEIRA
A Razão – Por que o senhor quer ser prefeito de Santa Maria em 2016?
Valdeci – Eu quero ser prefeito de Santa Maria porque tenho condições de colocar a cidade em outro patamar. Logicamente que penso isso pelo acúmulo que tenho com experiência de oito anos como prefeito, um trabalho bem reconhecido pela população. E desse tempo para cá, aprendemos mais. Então, é possível ampliar esse potencial para o bem da cidade.
A Razão – Qual o principal problema da cidade?
Valdeci – Tenho várias respostas e logicamente terei um plano de governo democrático e participativo, que não vou antecipar. Já estamos com nossos grupos de trabalho e vamos aprofundar as discussões. Minha decisão foi tomada após dezenas de reuniões e consultas nos últimos 60 dias. Neste momento, o principal problema da cidade é não inovar, não pensar grande. A gente precisa pensar grande a curto, médio e longo prazos. Neste contexto, entram várias questões a serem pensadas e trabalhadas. Mas especificamente falando, o principal problema é a saúde, com várias derivações que não vou explicitar. A saúde, então, é a nossa prioridade absoluta. E como já disse também,Santa Maria precisa de um grande movimento para resgatar a sua autoestima.
A Razão – Qual a sua avaliação do governo Schirmer?
Valdeci – Continuo dizendo que é a população que tem que avaliar o governo. Respeito muito o indivíduo (o prefeito) e quanto ao governo é a população que tem que dar a sua opinião. Não vou ficar dizendo se está certo ou está errado, se está bem ou está mal. Mas a gente tem percebido o que as pessoas têm dito pela cidade.
A Razão – Que temas o senhor acredita que serão abordados na campanha?
Valdeci – É difícil. A gente nem sabe quem serão os candidatos e qual o perfil de cada um. Independentemente do que vier, vou defender uma linha de que o município precisa ser o grande indutor do desenvolvimento econômico e da inclusão social. Esse é o centro da minha avaliação. Por outro lado, tenho absoluta consciência de que não dá para terceirizar tarefas que são de competência do prefeito. O eleito pela cidade tem que ser o responsável por todas as questões, sejam boas ou ruins. O gestor não pode se omitir de nada. Essa vai ser a minha lógica e a minha linha caso vencer a eleição…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Brando, reconhecendo teu domínio nas ideias que expressas, alguém se capacita a alavancar a aldeia a categoria de província? Ou é só isso mesmo e mais blá blá blá?
Schirmer abraçou o "desenvolvimentismo" ao menos no marketing. Tentou vender Santa Maria como um oásis no começo da região sul, um paraíso para os negócios ainda não descoberto. Tinha tudo para dar certo.
Falou num acordo com a Embrapa para mapear os solos do município e, fora uma suposta fábrica de temperos, assunto morreu.
Nem vale a pena perder tempo criticando.
Mais megalomaniaco que o Schirmer e agregados não existe Brando, vamos combinar, quase foi a Russia, viajou com um Bando ou Brando de CC, com diarias poupudas,e nada para a coitada da santa maria.
Projetos megalomaníacos a frente. Vamos consertar o mundo a partir da aldeia.