Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
CulturaSanta Maria

CULTURA. O livro comanda a Praça Saldanha Marinho

José Antonio Brenner, Patrono da Feira: leitura é um estímulo à expansão do conhecimento
José Antonio Brenner, Patrono da Feira: leitura é um estímulo à expansão do conhecimento

Até 11 de maio, o grande comandante da praça principal de Santa Maria, a Saldanha Marinho, é sua excelência o livro. A feira que o celebra, principal evento cultural da boca do monte, começou esta manhã, com direito a discursos, música, outras manifestações artísticas e, claro, a festa para a literatura.

Mais de centena e meia de lançamentos (ou relançamento) de obras de autores locais ou não, e um sem número de atividades paralelas, tudo para justificar, de certa maneira, o apelido de “cidade cultura”. Para saber mais sobre o que aconteceu no início do evento, e também ter acesso a linque para mais informações, inclusive a programação completa, confira material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa da Prefeitura. O texto é de Ana Bittencourt, com fotos de Vitor Mirailh. A seguir:

Livro foi a razão principal, mas também não faltou música, na solenidade que abriu a Feira
Livro foi a razão principal, mas também não faltou música, na solenidade que abriu a Feira

Feira do Livro 2014: Abertura oficial aconteceu na manhã deste sábado, na Praça Saldanha Marinho

A partir deste sábado (26) a literatura pulsa mais forte no coração do município. A abertura oficial da Feira do Livro de Santa Maria aconteceu na manha deste sábado e reuniu autoridades, homenageados e apaixonados pela literatura, na Praça Saldanha Marinho. 

A solenidade começou com apresentação artística do projeto Gaúcho Brasileiro, composto pelos músicos Ricardo Freire, Sérgio Rosa, Ângela Gomes e Tuny Brum. O repertório, preparado especialmente para a ocasião, apresentou canções compostas pelo homenageado póstumo da Feira, Antônio Carlos Machado. O músico Junior Benaduce, acompanhado pela maestrina Enira Trindade, interpretou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Rio-Grandense.

Após, a secretária de Cultura, Marilia Chartune, abriu oficialmente a Feira do Livro 2014. Em seguida, a filha do poeta Antônio Carlos Machado, Marta Dutra, se pronunciou agradecendo a homenagem póstuma a Machado. “Meu pai sempre teve gosto pela leitura. Ele deixou um legado para aqueles que acreditam nas crianças e nos jovens como os adultos leitores de amanhã”, enfatizou.

Alunos da Escola Municipal Pão dos Pobres Santo Antonio declamaram poesias da educadora Viviane Marconato. Primeira professora do município a ser homenageada na Feira do Livro, Viviane defendeu a literatura como recurso imprescindível para formação de cidadãos conscientes e críticos. A professora enalteceu os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação (Smed) para desenvolver novos leitores. “A leitura é nossa interação com o mundo, fomenta novas ideias, fazendo das crianças e dos jovens agentes transformadores da sociedade”, definiu.

Para José Antonio Brenner, a Feira do Livro tem importância vital para a cidade. O patrono desta edição fez uma retrospectiva das principais edições da Feira, destacando nomes importantes para a cultura local. Brenner definiu a leitura como um estímulo para expansão do conhecimento…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA MAIS NOTÍCIAS, INCLUSIVE LANÇAMENTOS DE LIVROS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo