Em 2010, a professora e pesquisadora Cristina Wayne Nogueira, do departamento de Química, recebeu o prêmio Capes-Elsevier para mulhers cientistas. Certamente outros casos há, embora não tenham a devida divulgação (o que é algo para ser discutido internamente, na Universidade).
Pois, agora, quem recebe a mesma honraria é a professora doutora Tatiana Emanuelli. Ela e apenas outras duas gaúchas serão condecoradas, em ato que acontece no próximo mês, no Rio de Janeiro. Mas, que pesquisa é essa, da Tatiana, e o que ela significa? Confira material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social e publicado, originalmente, na página da UFSM na internet. Pena que não estejam creditados os autores do texto e da foto, pois o sítio os registraria, também. Acompanhe:
“Reconhecimento à pesquisa desenvolvida na UFSM
Um reconhecimento à pesquisa desenvolvida na UFSM. Assim pode ser considerada a premiação obtida pela professora doutora Tatiana Emanuelli. Ela será condecorada com o prêmio Capes-Elsevier 2014, parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação e a editora Elsevier.
O prêmio reconhece pesquisadoras brasileiras que em suas carreiras apresentam produções de impacto e excelência na comunidade científica, publicados e indexados na Scopus, a mais ampla base de resumos e citações de literatura científica mundial. A professora receberá o prêmio no dia 15 de maio, no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Dez pesquisadoras serão condecoradas. Do Rio Grande do Sul, além de Tatiana, há duas premiadas da UFRGS.
Tatiana atua no Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos, ministrando aulas de graduação para o curso de Farmácia e também ensinando e orientando alunos de mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos e em Farmacologia. Os projetos de pesquisa desenvolvidos por ela, nas áreas de Farmacologia e Alimentos, têm resultado em importantes avanços em temas como enzimas antioxidantes, estresse oxidativo, compostos bioativos, efeito biológico de compostos bioativos e uso de compostos bioativos para aumentar o valor nutritivo e a estabilidade de alimentos, especialmente de produtos a base de pescados…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.